Pró-Música/UFJF e a Pró-reitoria de Cultura sorteiam 200 CD’s da Orquestra Barroca

O sorteio já está aberto no sistema SIGA para professores e TAE’s da UFJF e disponibilizará o 13° disco do grupo, que foi gravado em julho deste ano durante o Festival

A gravação do CD da Orquestra Barroca é um dos grandes momentos do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que se realiza em julho, em Juiz de Fora. O grupo, formado por estrelas internacionais da música antiga, tem a mais longa discografia do gênero no país, tanto pelo número de CDs gravados quanto pela continuidade ao longo de anos ininterruptos. Na 23ª edição do Festival, a Orquestra Barroca gravou o seu 13° álbum, lançado na última semana no Museu de Arte Murilo Mendes. Juntamente com a Pró-reitoria de Cultura, o Pró-Música/UFJF disponibiliza 200 CD’s para professores e técnicos administrativos da universidade, sendo 100 para cada categoria. As inscrições para o sorteio já estão abertas no sistema SIGA, que irá gerar a lista dos contemplados na próxima quarta-feira, dia 19, às 12h, que deverão retirar os        CD’s até sexta-feira, dia 21, das 9h às 17h, na Pró-reitoria de Cultura, localizada no Campus Universitário, no prédio da Reitoria.

O registro

Este ano, os músicos registraram o barroco alemão, com obras de Georg Philipp Telemann, Johann Sebastian Bach e Johann Gottlieb Graun. Esses grandes compositores sintetizam o estilo musical da Alemanha do século XVIII. Vale destacar a primeira gravação com instrumentos de época feita no Brasil do célebre Concerto em lá menor para violino de Bach, confirmando o projeto de ineditismo da discografia do grupo. Como já é tradicional, o CD inclui uma obra emblemática do período colonial brasileiro: o “Tercio”, de Emerico Lobo de Mesquita, única peça composta nos anos finais do século XVIII.

A Orquestra

A Orquestra Barroca é resultado das principais metas do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: o estudo, a realização e a divulgação da música antiga, interpretada segundo critérios técnicos e estilísticos de sua época. Além disso, os músicos da Orquestra buscam inovar a música do passado, aumentando o interesse e confirmando sua imortalidade através dos tempos. Com 12 CDs já gravados e um DVD, com obras de J.SBach, G.F.Handel, G.P.Telemann, J. M. Leclair, A. Vivaldi, J.Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes, W.A. Mozart, Pe Jose Mauricio Nunes Garcia e J. Haydn, entre outros, e elogios da crítica especializada, a Orquestra Barroca do Festival é a única formação do gênero no país e já alcançou reputação internacional pelo sólido trabalho continuado e o alto nível artístico de suas realizações. Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio “Disco de Ouro”, concedido pela revista “Diapason” pela gravação do CD com obras de J. F. Rebel, J. S Bach e Lobo de Mesquita. Sob regência do maestro Luís Otávio Santos, também diretor artístico do Festival e diretor para assuntos internacionais do Pró-Música, o grupo é uma das mais aclamadas formações do gênero no mundo.