Fechar menu lateral

Heranças da noite

Pesquisadores da UFJF, Edimilson de Almeida Pereira e Robert Daibert Júnior, lançam na próxima sexta, 30, às 19h, no MAMM, o livro No berço da Noite, com ensaios sobre a afrodescedência no Brasil

 

Recorrendo aos versos de Oswaldo Camargo, jornalista, poeta, contista, novelista e uma das maiores autoridades brasileiras em literatura negra no país – “meu coração pode mover o mundo com uma pulsação” –, Edimilson de Almeida Pereira e Robert Daibert Júnior, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, introduzem o livro “No berço da noite”, que reúne ensaios acerca da biografia de afrodescendentes que marcaram seus nomes na história brasileira através da arte e da religião. Editado pelo Selo MAMM, projeto editorial do Museu de Arte Murilo Mendes, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFJF), o trabalho, cujo lançamento será feito na próxima sexta, 30, às 19h, no MAMM, abrange as áreas de antropologia, ciência da religião, história, literatura e sociologia.

Traçado pela sensibilidade dos personagens retratados na obra, “No berço da noite” traz à cena as histórias das escritoras Maria Firmina dos Reis, Santa Rosa Egipcíaca e Conceição Evaristo, do arista plástico Arthur Bispo do Rosário, do ator Mário Gusmão, da cantora Clara Nunes, dentre outros, a fim de investigar a força das obras desses artistas, que, à despeito de suas trajetórias de sofrimento, colaboraram de forma indiscutível, para a inserção dos afrodescendentes na História da nação. “Do cerne da noite emergem sujeitos que se recusam a encarnar os papéis de vítimas impotentes ou de heróis abnegados e destemidos, representantes de uma massa populacional  passiva”, refletem os organizadores na apresentação do livro.

Escritos pelos pesquisadores Bárbara Simões, Edimilson de Almeida Pereira, Fabrício Tavares de Moraes, Florentina Souza, Gabriela dos Reis Sampaio, Jeferson Bacelar, Luiz Mott, Patrícia Ribeiro, Regina Célia Lima Xavier, Robert Daibert Júnior e Silvia Maria Jardim Brügger, os artigos são resultados de pesquisas acadêmicas recentes e de experiências desenvolvidas em escolas particulares e públicas do país. Segundo os organizadores, a obra colabora para a percepção dos impactos causados pelas trajetórias firmes e potentes de afrodescentes na sociedade brasileira. “[Em ‘No berço da noite’] os afrodescendentes são apreendidos em sua complexa subjetividade, situação que nos permite verificar o quanto o corpo, a fala e o talento individual se convertem em lócus de afirmação de valores étnicos específicos”.

Sobre os organizadores

Robert Daibert Júnior é mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, e doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente leciona no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião e coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFJF) e a pós-graduação Lato Sensu História e Cultura afro-brasileira e africana: educação para as relações étnico-raciais. Em 2004 publicou “Isabel, a ‘Redentora’ dos escravos: uma história da princesa entre olhares negros e brancos”.

Edimilson de Almeida Pereira é mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Zurique. Atualmente leciona na Faculdade de Letras da UFJF. Escritor de grande produção, publicou mais de duas dezenas de livros, entre literatura infantil, juvenil e poesia. Sua obra poética foi reunida em quatro volumes: “Zé Osório Blues”, de 2002, e “Lugares Ares”, “Casa da Palavra”, As Coisas Arcas”, de 2003.

 

No berço da noite

Lançamento dia 30 de novembro, sexta-feira, às 19h.

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622