Sem sair do Tom

Grupo Quatro no Trio apresenta canções de Tom Jobim na próxima quinta, 29, às 20h, no projeto Musicamamm

Um trio de quatro integrantes. A conta que não fecha é resultado da generosidade, característica comum no meio musical e cara ao grupo Quatro no Trio, composto pelos músicos Rafael Gonçalves (guitarra, violão, cavaquinho), Adalberto Silva (contrabaixo elétrico e acústico) e Gladston Vieira (bateria). Interpretando músicas de Tom Jobim, o trio recebe – numa proposta de quarteto – o pianista juiz-forano Ricardo Itaborahy, no espetáculo que apresentam dia 29 de novembro, quinta-feira, no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Formados pela Bituca – Universidade de Música Popular, os músicos criaram o grupo em 2009, e, desde então, tocam na noite local, além de já terem excursionado por Minas Gerais. Na lista de convidados do trio, constam nomes de expressão na cena da região, como os saxofonistas Breno Mendonça, Cassio Baptista, Wendel Henriques, o flautista Estêvão Teixeira, Lúdica Música, o violonista Gilvan de Oliveira, os pianistas Guilherme Veronese, Fabiano de Castro e os cantores Thiago Miranda, Carol Serdeira e o baixista Dudu Lima.

A coragem para interpretar um clássico

Jovens, porém experientes, os instrumentistas se envolveram em uma delicada pesquisa musical para selecionar o repertório do espetáculo que revisa a obra de Tom Jobim. “Todas as músicas são muito boas. É muito difícil achar algo ruim de Tom Jobim”, comenta Rafael Gonçalves, que sempre contou com músicas do compositor carioca em seu repertório. “A seleção foi feita com a predileção pelo instrumental e pelo equílibrio entre canções menos conhecidas e outras já famosas”, explica.

Entre as escolhidas, algumas pérolas da música brasileira, como “Chega de Saudade” e “Samba do Avião”, ambas com grande repercussão internacional. Pouco conhecidas do grande público, “Choro (Homenagem a Garoto)” e “Sue Ann”, revelam o vigor do cocriador da Bossa Nova, bem como sua complexidade. “Tom Jobim tem músicas muito complexas, mas ao mesmo tempo são acessíveis, fáceis de serem apreciadas”, avalia Gonçalves, que junto a Gladston e Adalberto, elaborou novos arranjos para as músicas, priorizando a linguagem do grupo e a possibilidade de livre improvisação.

Quatro no Trio interpreta Tom Jobim

Dia 29 de novembro, quinta-feira, às 20h.

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622