Fechar menu lateral

Dos fatos às ficções

Jornalista experiente, Ismair Zaghetto estreia na literatura ficcional com o livro “Chá com Procópio Ferreira”, que será lançado na próxima quarta, 28, às 19h, no MAMM

 

Todo jornalismo é feito de escolhas. Algumas mais suaves e quase imperceptíveis, outras mais evidentes e vigorosas. A seleção das palavras, o olhar e até mesmo a forma de narrar são marcas de autoria no processo jornalístico. Profissional experiente nessa área, Ismair Zaghetto parte de um fato importante em sua carreira, a entrevista que fez, na década de 1960, com Procópio Ferreira, um dos maiores nomes do teatro nacional, para criar sua estreia na literatura de ficção. “Chá com Procópio Ferreira” reúne 15 contos, e será lançado na quarta-feira, 28 de novembro, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Na foto de capa do livro, o ator, diretor e dramaturgo Procópio Ferreira, considerado um gênio das comédias brasileiras que antecederam o chamado Teatro Moderno Brasileiro, está diante de um jovem jornalista, que em uma das mãos segurava a caneta que anotava a entrevista e, na outra, o cigarro habitual.  Recém-chegado à redação do Diário Mercantil, maior jornal da cidade e um dos mais respeitados do estado, o jovem repórter passaria, então, pelo primeiro dos grandes desafios que viriam pela frente – entre eles, a entrevista com presidentes e governadores. “Fiquei um pouco amedrontado. Esse monstro sagrado, do outro lado da mesa, me assustava um pouco”, recorda-se, pontuando a possibilidade de passados todos esses anos ter se esquecido de alguns detalhes. “O contato com ele foi muito instigante. Ele era uma figura doce e ao mesmo tempo muito franca, com um sotaque lusitano, talvez por suas frequentes apresentações em Portugal”, comenta.

Da realidade, que apesar de fiel ao fato, sofreu grande interferência do tempo, Ismair Zaghetto partiu para a ficção absoluta, nos outros 14 contos, cujos fios condutores são as angústias humanas. Sociólogo por formação, professor por excelência e jornalista por paixão, Ismair sempre esteve atento às pessoas, personagens que dominavam seu cotidiano profissional. Ao longo da carreira de mais de 30 anos, foi redator do programa “Ronda Policial”, na rádio PRB-3, editor geral do Jornal da Tarde, comentarista da TV Tiradentes, apresentador do programa “Dimensão”, na TV Visão, e colunista do jornal Tribuna de Minas. “Do ponto de vista humano, a vida dentro de uma redação de jornal é muito rica”, avalia. “Nós, jornalistas, incorporamos, de forma generosa, a vida dos outros”, reflete Ismair.

Segundo o autor, o que o levou “da realidade brutal à ficção” (título de sua apresentação no livro) foi o convívio na Academia Juiz-Forana de Letras, onde ocupa a cadeira de número 12, cujo patrono é o também sociólogo e professor Wilson de Lima Bastos. “O jornalista vive dentro de espaços limitados pelos fatos. A ficção, por sua vez, é ilimitada. Na ficção podemos colocar o ponto de mistério que não pode ser criado na realidade”, conclui.

Lançamento de Chá com Procópio Ferreira, de Ismair Zaghetto

Dia 28 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622