Fechar menu lateral

Villa-Lobos e a educação

Coordenadora da Ação Educativa do Museu Villa-Lobos (RJ), Márcia Ladeira apresenta, no próximo dia 30, às 19h, o legado deixado pelo artista e seu reflexo no contato com o público do espaço

 

“Eu somente sou útil, de alguma forma, através da música”. Na célebre frase do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos vive sua evidente crença no poder da música, capaz, até, de conferir utilidade a alguém. Convidado em 1931 por Anísio Teixeira, então secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), Villa-Lobos foi o responsável pela implantação da disciplina de canto orfeônico nas escolas brasileiras, projeto pioneiro no país. O olhar vanguardista, o espírito nacionalista e o compromisso com a popularização da música são os maiores legados do músico e praticados pelo museu que leva seu nome. Coordenadora da Ação Educativa do Museu Villa-Lobos (RJ), Márcia Ladeira é a quinta convidada do projeto Educadores de museus brasileiros no Museu de Arte Murilo Mendes, que acontece na próxima terça-feira, dia 30, às 19h, no MAMM, e no qual ela irá apresentar o elogiado trabalho de preservação e difusão da obra de Villa-Lobos.

Criado em 1960, no ano seguinte à morte do maestro, o Museu Villa-Lobos nasceu do desejo de Arminda Neves d’Almeida, segunda companheira do músico, em dar continuidade ao trabalho dele, bem como preservar todo seu acervo. “Desde a criação do museu, a relação com a educação sempre esteve presente, muito por conta da atenção do Villa-Lobos em relação à educação”, comenta Márcia. Apesar de fortalecida na década de 1980, quando recebeu técnicos com formações mais específicas e passou a acompanhar toda a transformação vivida pelos estudos relacionados à educação em museus, a divisão sempre serviu como linha de frente da instituição. “O Villa-Lobos tem obras escritas e pensadas para o ensino da música. Era muito patente a preocupação dele com a formação musical das pessoas”, analisa a museóloga.

Formada em museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialista em Ação Educativa em Museus, também pela Unirio, Márcia Ladeira tem, ainda, formação técnica em piano e saxofone e experiência profissional em canto coral. Em 1982, ingressou como estagiária no museu, desenvolvendo atividades na área de processamento técnico do acervo e na área educativa. Responsável pelo Projeto Miniconcertos Didáticos, tradicional projeto da instituição, implantado em 1985, coordenou importantes projetos na instituição, como o Escolinha de Música do Morro Santa Marta, Concurso Museu Villa-Lobos de Jovens Instrumentistas, Festival Villa-Lobos: Programação Infantojuvenil, entre outros. “A nossa exposição ainda está muito aquém do que o Villa-Lobos merece e muito aquém do que nós esperamos”, protesta Márcia, pontuando o incessante trabalho de diálogo com a comunidade.

Além dos Miniconcertos Didáticos, que consistem na apresentação da música de Villa-Lobos e de outros compositores a alunos da rede pública e particular de ensino do Rio de Janeiro, através de recitais didáticos realizados no museu, a Ação Educativa ainda conjuga o projeto Descobrindo Villa-Lobos, uma visita orientada abordando a vida e a obra do maestro, e o projeto Brincadeiras musicais, que utiliza instrumentos musicais e materiais alternativos na produção de jogos extraídos do contexto da música e do folclore brasileiros. Segundo Márcia, apesar de a música ser a principal referência à Villa-Lobos, o museu explora as mais diversas linguagens artísticas.  Para tal, a sede atual, um belo casarão no bairro de Botafogo, abriga três salas multiuso, usadas para a exposição permanente e exposições temporárias, além de exibições de vídeos, concertos didáticos e pequenos recitais. A instituição conta, ainda, com três reservas técnicas, uma biblioteca, uma concha acústica e os jardins externos.

 

Encontro com Márcia Ladeira, do Museu Villa-Lobos (RJ)

Educadores de museus brasileiros no Museu de Arte Murilo Mendes

Dia 30 de outubro, terça-feira, às 19h.

Entrada franca

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622