Lúcio Cardoso: 100 anos para recordar

MAMM realiza, em parceria com o CES/JF, de 8 a 10 de novembro,

seminário sobre a obra do escritor centenário

“Um ouvido anônimo e amigo perdido na distância do tempo e das idades”, respondia Lúcio Cardoso quando questionado a quem se dirigiam seus escritos. Nascido em Curvelo, em 1912, Joaquim Lúcio Cardoso Filho, romancista, dramaturgo, jornalista e poeta, ficou para a posteridade como um dos mais cultuados escritores brasileiros do século XX. Dono de uma dicção angustiante, o centenário Cardoso é tema do Seminário Lúcio Cardoso: tempo de lembrar e tempo de entender, que o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) realiza, em parceria com o Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), nos próximos dias 08, 09 e 10 de novembro.

A família tradicional, constituída por figuras marcantes, de firmeza na voz e delicadeza no olhar, não estava apenas no convívio do romancista Lúcio Cardoso, mas na trajetória literária que escolheu percorrer. Autor de mais de uma dúzia de livros, entre poemas e romances, Cardoso é resgatado sob a ótica da contemporaneidade de seus escritos. ”Lúcio Cardoso já integrou o grupo dos ‘clássicos’ brasileiros que dão a este grande país as suas lettres de noblesse, fora de qualquer enfeudação aos venerados modelos”, defende o estudioso francês Bernard Emery no livro Lúcio Cardoso: paixão e morte na literatura brasileira. Segundo os críticos Daniel Schneider e Thiago Minani, Crônica da Casa Assassinada, considerado uma das mais importantes obras do escritor, lançado em 1959, “é um livro de extrema complexidade, composto de um entrelaçamento de perspectivas e de recursos narrativos como trechos de diários, anotações, confissões, flash-backs, além de modos de expressão que se aproximam da mais pura poesia”.

Voltado para pesquisadores, professores, estudantes e amantes das letras, o seminário irá reunir quatro mesas-redondas, com palestras proferidas por pesquisadores do Instituto Superior Anísio Teixeira (Isat), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, claro, do CES/JF e da UFJF. Pesquisas sobre a poesia, as traduções, as cartas, a produção cinematográfica e teatral de Cardoso servirão para mapear o percurso múltiplo, porém coerente, de um operário das letras. Fechando o seminário, será feito o lançamento do livro Diários, organizado por Ésio Macedo Ribeiro, no qual encontra-se uma coleção de textos confessionais do escritor. Segundo o organizador, “através de sua leitura compreenderemos melhor as influências sofridas pelo autor e como elas aparecem e/ou desaparecem em sua obra”. Reconhecido por acessar profundos sentimentos e obscuras emoções em seus personagens, Cardoso se despe de quaisquer censuras nos escritos que englobam 20 anos de sua vida. “Poderemos também perceber naquelas anotações o crítico latente no leitor voraz que ele foi”, destaca Ésio Ribeiro.

Os interessados em participar do seminário devem inscrever-se entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro na Secretaria do MAMM, localizada à Rua Benjamin Constant, 790. A taxa de inscrição é de R$ 20.

Seminário Lúcio Cardoso: Tempo de lembrar e tempo de entender

De 8 a 10 de novembro.

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622

Programação completa

08/11, QUINTA-FEIRA

18h30 – Abertura

19h – Mesa 1

“O jogo dos sentidos na escrita de Lúcio”, Profª. Dra. Marília Rothier (PUC-RJ)

“A escrita sem limites de Lúcio Cardoso”, Profª. Dra. Beatriz Damasceno (Isat)

Mediação: Prof. Dr. Anderson Pires da Silva (CES/JF)

09/11, SEXTA-FEIRA

17h – Mesa 2

“As cartas de Lúcio Cardoso”, Profª. Dra. Moema Rodrigues Brandão Mendes

“Lúcio Cardoso e Clarice Lispector”, Profª. Dra. Nícea Helena Nogueira (UFJF)

Mediação:  Profª. Dra. Verônica Lucy Coutinho Lage (UFJF)

19h – Comunicação científica

“Lúcio Cardoso: recortes e sobreposições”, mestranda Cínthia Oliveira (CES/JF)

19h30 – Mesa 3

“A poesia de Lúcio Cardoso”, Prof. Dr. Luiz Fernando M. de Carvalho (CES/JF)

“Lúcio Cardoso, o tradutor”, Prof. Dr. William Valentine Redmond (CES/JF)

Mediação: Profª. Dra. Maria Aparecida Nogueira Schmitt (CES/JF)

10/11, SÁBADO

9h – Mesa 4

“O centenário de Lúcio Cardoso (1912-2012)”, Prof. Dr. Ésio Macedo Ribeiro (USP)

“Lúcio Cardoso, príncipe mas esfarrapado”, Profª. Dra. Ruth S. Brandão (UFMG)

Mediação: Prof. Dr. Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira (CES/JF)

11h – Lançamento de livro

“Diários” (Ed. Civilização Brasileira), edição de Ésio Macedo Ribeiro.