Fechar menu lateral

Todo o sentimento da flauta e do piano

Músicos renomados, Estêvão Teixeira e Cristovão Bastos se reencontram em apresentação no projeto Musicamamm, na próxima quinta, às 20h

Composta em 1987, em parceria com Chico Buarque, a canção Todo o sentimento é uma das mais famosas criações de Cristovão Bastos. Gravada por ícones da música popular brasileira, a composição revela a linha melódica do pianista, seguida ao longo de mais de 30 anos de carreira. Parceiro de nomes como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Abel Silva, Bastos criou arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Gal Costa, entre outros. Em 2001, o pianista participou das gravações do CD Bodas de flauta, de autoria do flautista Estêvão Teixeira, ao lado de Bilinho Teixeira (violão), Juarez Moreira (violão e guitarra), Adriano Giffoni (baixo), Bré (percussão), Jurim Moreira (bateria), Odette Ernest Dias (flauta), Kim Ribeiro (flauta), Toninho Oliveira (acordeon), Luciano Vaz (violoncelo) e Áurea Regina de Oliveira (harmônica). Ainda amigos, o pianista e o flautista se reencontram na próxima quinta-feira, 25, às 20h, em apresentação no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Natural de Juiz de Fora, Estêvão Teixeira mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1980, quando deu início à carreira musical. Com 30 anos de estrada e quatro CDs lançados, Teixeira graduou-se em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, ao longo de sua trajetória, já se apresentou em países como Estados Unidos, Bélgica e Portugal. Instrumentista de múltiplos talentos, além da flauta, toca percussão, saxofone, violão, piano. Segundo Teixeira, não há fórmulas precisas em suas criações. “Isso poderia tolher minha criatividade. Mas noto algumas características marcantes de minha personalidade musical: acentuações rítmicas diferenciadas e inovações fraseológicas calcadas na harmonia”, apontou o flautista ao portal Músicos do Brasil. “Tem um lado, que só se adquire com o passar do tempo, e o tempo está me pegando. Nós músicos somos atletas diferentes, podemos usufruir da idade”, concluiu.

Um dos arranjadores que mais influenciaram Teixeira, Cristovão Bastos criou relevantes temas para novelas globais, além de trilhas para espetáculos teatrais e filmes, dentre eles Zuzu Angel, de Sérgio Resende, e A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor. Dono de uma carreira premiada, com destaque para o prêmio de melhor arranjador, conquistado em 2011 no Prêmio da Música Brasileira pelo disco Tantas Marés, de Edu Lobo, Bastos revisa sua trajetória na apresentação com Teixeira, que inclui os clássicos Notícia (de Nelson Cavaquinho, Norival Bahia e Alcides Caminha), Coisa feita (de João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio) e Vera Cruz (de Milton Nascimento e Márcio Borges), além de composições do flautista juiz-forano, como Buena Vista Juiz de Fora, Lembranças de Murilo Mendes, Das alianças e Folia no morro da boiada. Imprescindível na apresentação, Todo o sentimento estará presente não apenas no repertório, mas, também, na forte sintonia que liga ambos os músicos.

Cristovão Bastos e Estêvão Teixeira

Dia 25 de outubro, quinta-feira, às 20h.

Entrada franca

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622