Fechar menu lateral

Às voltas com o bom gosto

Grupo juiz-forano Lúdica Música! apresenta em novo espetáculo, no projeto Musicamamm, no próximo dia 18, às 20h, a multiplicidade e a coerência das sonoridades mineiras

 

Entende-se por gourmet aquele que aprecia e entende sobre pratos culinários e vinhos. Veterano no cenário artístico de Juiz de Fora, o trio Lúdica Música! pode ser considerado como um grupo de “gourmets musicais”, haja vista a constante investigação que desenvolvem acerca da música brasileira. Em seu mais recente trabalho, que o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) recebe na quinta-feira, 18 de outubro, às 20h, no projeto Musicamamm, o grupo confirma a definição apresentando o show Mexido mineiro, no qual reúne canções de Ary Barroso, Ataulfo Alves, Milton Nascimento, Toninho Horta, Lô Borges, Beto Guedes, Sueli Costa, João Bosco, Vander Lee, entre outros compositores de Minas Gerais. Do samba da primeira metade do século XX até o pop-rock dos anos 2000, o Lúdica Música! pretende revisar uma trajetória musical que, apesar de intimamente ligada à tradição, sempre mostrou-se vanguardista e independente da cena nacional. “Trata-se de uma celebração aos artistas mineiros e de sua criação variada e valiosa, reconhecida em todo Brasil e exterior pela excelência de sua harmonia, melodia e ritmo”, avalia o grupo.

Na estrada desde 1991, o trio agrupa no currículo mais de 2.500 shows, seis temporadas na Europa (eles passaram pela Itália, pela Espanha e por Portugal), além de parcerias com mestres da MPB, como Ivan Lins, Alcione, Carlinhos Vergueiro, Rita Ribeiro, Mart’nália e Ana Carolina. Formado por Rosana Britto (voz, violão, percussão e direção musical), Isabella Ladeira (voz, percussão) e Gutti Mendes (voz, guitarra, percussão), o grupo lançou no último ano o disco Mundo-Ludo, com participações de Milton Nascimento, André Abujamra, Emmerson Nogueira e Marcinho Itaboray, e, em 2008, o DVD/CD Diversões lúdicas ao vivo… e a cores!. Além desses trabalhos, o trio já produziu o disco Então eu canto…e nem me lembro pra onde as coisas vão, de 2003, Presente!, de 2001, e o vinil Lúdica Música, de 1994.

“No mundo do Lúdica, a música é de lazer, e não de trabalho. É Música Popular Boa independentemente do estilo. Música com conteúdo, não só pra divertir, mas mexer com várias emoções”, reflete Rosana Britto.

Experientes e atuantes no cenário musical do país, o trio mantém, atualmente, as turnês Mundo-Ludo & Outras Diversões – em que apresenta o repertório do último disco –, e Oficina Lúdica de Ritmos, na qual além de oferecerem uma oficina de percussão, revisam toda a carreira. O trânsito pelo estado, que adquiriu ao longo de seus 21 anos, além da amizade com grandes talentos mineiros, fizeram com que o grupo acessasse um espaço mais sensível do cancioneiro mineiro. O resultado, presente em Mexido mineiro, denuncia não apenas o amadurecimento desses artistas, que se voltam para as próprias raízes, mas a complexa trama de referências que constitui uma das mais originais formações musicais da cidade. “Nosso trabalho não tem compromisso comercial ou de marketing, vem de dentro, nada é forçado ou pensado propositadamente”, aponta Rosana, na modéstia característica dos gourmets.