Fechar menu lateral

Conversa entre mineiros

Pianista Márcio Hallack recebe o músico Nelson Angelo em show,

na próxima quinta, às 20h, no MAMM

 

Na música Mar de mineiro, composição de Cacaso, em parceria com Nelson Angelo, entre as muitas definições enumeradas, destacam-se os versos: “mar de mineiro é viagem / mar de mineiro é arte / mar de mineiro é margem”. Pianista de renome nacional, o juiz-forano Márcio Hallack se encontra com o belo-horizontino Angelo em apresentação no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), no próximo dia 27, quinta-feira, às 20h, a fim de explorar a arte que compartilham e que, ao mesmo tempo em que se faz viagem – pelas ilimitadas paisagens e poesias que exploram –, se faz margem, à medida que desenvolvem um estilo ainda longe de uma alta popularidade, apesar de ser chamada de Música Popular Brasileira.

Pianista, compositor e arranjador, Márcio Hallack iniciou sua carreira na década de 1970, mesma época em que Nelson Angelo dava seus primeiros passos na música brasileira. Parceiros no primeiro CD de Hallack, Talismã, os dois sempre se favoreceram da crítica. Segundo o pesquisador e crítico musical Zuza Homem de Melo, “Márcio Hallack une a introspecção mineira à liberdade carioca”. Somando quatro discos à carreira – Talismã (1989), Tudo Azul (1995), De manhã (2002) e Piano: solos, choros e canções (2011) –, Hallack venceu, em 2002, o II Prêmio BDMG – Instrumental, e, em 2007, voltou a ganhar o mesmo prêmio. Para o crítico do jornal O Globo Antonio Carlos Miguel, o trabalho do pianista é um “segredo de Minas”.

Já Nelson Angelo, reconhecido internacionalmente por sua atuação no Clube da Esquina, integrou grupos como Quarteto Livre (ao lado de Franklin da Flauta, Nana Vasconcelos e Geraldo Azevedo), A Sagrada Família (com Luiz Eça, Nana Vasconcelos, Bill Voguel, Joyce, entre outros), A Tribo (junto a Joyce, Novelli, Nana Vasconcelos e Toninho Horta), Academia de Danças (com Luiz Alves, Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas) e A turma do funil (com Miúcha, Danilo Caymmi, Novelli, Olívia, Cristina Buarque e Lula Nascimento). Parceiro de grandes nomes da música nacional, Angelo também se notabilizou no mercado norte-americano. No repertório da apresentação, além das músicas presentes no mais recente disco de Hallack, estarão canções que marcaram a trajetória de ambos. Caminho esse que confirma a importância de Minas Gerais no cenário musical brasileiro.