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A Itália e a moda

Em palestra no MAMM, João Braga analisa contribuição italiana na moda

Com uma trajetória de peso traçada a partir da graduação em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), João Braga volta ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), no projeto Leituras Temáticas, neste sábado, dia 23 de junho, às 16h30. Desta vez, o professor e escritor carioca realiza a palestra em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, que se encerra este mês. Com entrada franca ao público, Braga fala cerca de duas horas sobre as Contribuições italianas ao universo da moda.

Do apogeu dos antigos povos etruscos até as passarelas atuais, passando por períodos gloriosos como o Império Romano e a Renascença, a palestra de Braga abrange as contribuições da Península Itálica para o mundo fashion. O enfoque recai também sobre possíveis diálogos entre o fazer artístico e a indumentária humana, explorando aspectos históricos até chegar aos ícones do design italiano contemporâneo.

 

Paixão além da História

Homenageando anteriormente as relações entre a França e o Brasil, o escritor também já falou aos juiz-foranos, no MAMM/UFJF, sobre luxo, mercado e criação, ocasião em que mostrou a habilidade dos franceses em capitanear as prerrogativas relacionadas a temas como alta costura, acessórios, perfumaria, joalheria e afins. As práticas de moda a partir do reinado de Luís XIV, conhecido como o precursor do uso de perucas e saltos altos, foram alvo de sua análise.

Atualmente radicado em São Paulo, João Braga é autor de obras como História da moda, uma narrativa, além da série Reflexões sobre a moda, já com cinco volumes publicados, e História da moda no Brasil: Das influências às autorreferências, livro lançado no MAMM em 2011. Professor de História da Arte e da Moda em cursos de graduação e pós na Faculdade Santa Marcelina, também dá aulas de Cultura e História da Moda em pós-graduações na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Natural de Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, Braga tem se dedicado a ministrar palestras Brasil afora, e tem, na Casa do Saber, outro de seus referenciais de trabalho. É consultor da filial brasileira do WGSN (www.wgsn.com), site internacional de pesquisa e tendências de moda com sede em Londres, Inglaterra, e âncoras nos Estados Unidos e em outros países da Europa, da Ásia e da América do Sul. Incentivado e influenciado pela mãe Ophelia, que se dedicou ao ofício dos bordados, mantém uma restrita produção de camisas artesanais, a maioria feita sob encomenda.

Suas reflexões sobre o mercado atual incluem uma análise sobre a efemeridade, que considera um ingrediente fundamental no caldeirão fashion. Segundo Braga, a moda avança muito além do vestir, alcançando as artes de um modo geral, o que fica provado pelas influências e contribuições na música, na dança e até mesmo na gastronomia. “Esse caráter fugaz movimenta o mercado ao ponto de transformar a moda na grande indústria que vemos hoje em dia”, observa.