Fechar menu lateral

Quatro jovens a serviço dos clássicos

Mais novo grupo do Pró-Música se apresenta no projeto Musicamamm, no próximo dia 17, às 20h

 

Grandes, porém novos. Assim, o mais novo grupo do Centro Cultural Pró-Música, criado em 2010, ganha a cena. Os violinistas Jonatas Augusto da Silveira e Lucas Alves Damasceno, a violoncelista Maria Fernanda Moraes Santos e a violista Kamilla Rezende Ferreira, mesmo jovens, já defendem seus naipes na Orquestra de Câmara Pró-Música, da qual fazem parte. Para ampliarem a formação, criaram o Quarteto Spalla Pró-Música, que se apresenta no próximo dia 17, quinta-feira, às 20h, no projeto Musicamamm do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

A intenção do grupo foi instituir uma formação ainda bastante rara no meio musical brasileiro. Segundo a integrante Maria Fernanda, em um quarteto, os naipes de corda de uma orquestra estão individualizados em um único representante, por isso as responsabilidades não podem ser divididas, mas compartilhadas entre outros músicos de outros naipes. “É uma formação que nos garante maior chance de performance e crescimento musical refinado”, explica Fernanda.

Apesar da pouca idade, os componentes do quarteto possuem vasta experiência musical, somando apresentações nas principais salas de concerto do país, além de atuarem como monitores do Projeto Ação Social Através da Música, promovido pela instituição da qual fazem parte. Com um repertório baseado nos clássicos nacionais, o grupo irá executar a série que estão preparando para o Festival Eurochestries 2012, que será realizado em agosto, no Canadá, e marcará a estreia do Quarteto no exterior. “Vamos tocar composições de Carlos Gomes, Guerra-Peixe, Mignone e Alberto Nepomuceno”, exemplifica Maria Fernanda, entre a segurança dos experientes e a euforia natural dos jovens.