Fechar menu lateral

Sociólogo e jornalista Ismair Zaghetto rememora sua trajetória

Primeiro superintendente da Funalfa é o convidado de abril no projeto Diálogos Abertos


O projeto Diálogos Abertos dá continuidade ao trabalho de eternizar a obra de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O jornalista Ismair Zaghetto é o próximo convidado para o projeto do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Ele rememora sua trajetória em depoimento que será concedido ao projeto no próximo dia 17, às 20h. Integram a entrevista os convidados Denise Gonçalves, Katia Dias, Douglas Fasolato, Rolf Benda e Nilo Campos.

Ismair Zaghetto formou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1976, e pós-graduou-se em Cultura e Comunicação na mesma universidade. Ao longo dos anos, foram muitas as suas contribuições para a cultura e a educação de Juiz de Fora.  Ismair implantou a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, a Funalfa, na gestão do ex-prefeito Mello Reis, da qual foi o primeiro superintendente. Entre as muitas atividades que exerceu, foi colunista do jornal Tribuna de Minas.

O sociólogo e jornalista Ismair Zaghetto leciona sociologia na Faculdade Machado Sobrinho desde 1997. É de sua autoria o livro Machado Sobrinho: O Guerreiro da Utopia, lançado em 2009, que fala sobre o professor Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho, além do recém-lançado Itamar e o bando de sonhadores, sobre a trajetória do ex-presidente.

Membro da Academia de Letras de Juiz de Fora, Ismair afirma sua satisfação com a oportunidade de falar sobre suas atividades em prol da cultura e da educação em Juiz de Fora. “É um privilégio dividir com as pessoas informações sobre as atividades culturais e também sobre a cidade de uma forma geral.” Ele completa reconhecendo o valor de iniciativas como o Diálogos Abertos: “Um projeto como esse tem um alcance social significativo e grande importância para o processo de desenvolvimento da cultura em Juiz de Fora”.