Livro traz bastidores do Governo Itamar Franco

Obra de Ismair Zaghetto será lançada dia 30, às 19h, no MAMM

O cenário político de Juiz de Fora sob o Governo de Itamar Franco é tema do novo livro do jornalista, sociólogo e professor universitário Ismair Zaghetto. A obra Itamar e o bando de sonhadores será lançada dia 30 de março, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Editado com suporte cultural do Instituto Itamar Franco, o trabalho de Zaghetto percorre fatos históricos, bastidores e pessoas que fizeram parte da primeira passagem do ex-presidente pela Prefeitura de Juiz de Fora, tornando públicas ocorrências ainda não conhecidas.

A experiência de Zaghetto como assessor de imprensa de Itamar Franco na época faz com que sua obra perpasse diversas situações pioneiras na cidade, desde as primeiras pesquisas eleitorais no município até ações administrativas marcantes. “Imagine a cidade sem algumas iniciativas de Itamar, como a construção da Avenida Independência (atual Presidente Itamar Franco), Avenida Brasil e prolongamento da Rua Santo Antonio”, propõe o autor.

Para Zaghetto, Itamar Franco representou a esperança de crescimento para uma cidade que se mostrava desiludida com o progresso. “Naquele momento, após o auge da indústria, Juiz de Fora não produzia tanto, era uma cidade cansada. De repente, as pessoas se viram diante daquele moço bonito, que falava sobre novos métodos administrativos e tinha uma visão de futuro. Ele trouxe esse pulso novo, moderno.”

O trabalho como assessor, que tornou Ismair Zaghetto personagem da própria história, e a amizade de longa data com Itamar Franco, construída antes mesmo da relação política, fazem com que a narrativa assuma, também, um tom pessoal. “A história desse livro me emocionou muito, mexe com minha memória. Foi um período muito rico para Juiz de Fora. Por isso é importante tornar público.”

Quarto livro da carreira

Itamar e o bando de sonhadores é o quarto livro escrito pelo jornalista. Ele começou as pesquisas para a publicação logo após a morte do ex-presidente, em julho de 2011. O livro, de 250 páginas, distribuídas em 26 capítulos e com 80 fotos, tem prefácio da professora Lucy Brandão Hingel e apresentação do professor Joaquim Falci Castellões.

Zaghetto também é autor da biografia Machado Sobrinho, guerreiro da utopia, e do livro Rapsódia natalina, lançados em 2009. Enquanto escrevia a obra sobre o Governo de Itamar, o escritor também se aventurou no terreno da ficção com o livro de contos Chá com Procópio Ferreira, contemplado pela Lei Murilo Mendes, em 2011.

Sobre o autor

Ismair Zaghetto possui graduação em Ciências Sociais e pós-graduação em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Implantou e foi superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA). É membro da Academia Juiz-forana de Letras, vice-presidente do Conselho do Museu Mariano Procópio, membro do Conselho Administrativo da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos e do Conselho da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Atualmente, é professor titular da Fundação Educacional Machado Sobrinho.