Fechar menu lateral

“Del clásico gusto español” revisita a obra de Velázquez

MAMM apresenta Frederico Merij e sua leitura do mestre espanhol,

dia 22, às 20h


Revisitado pelo artista mineiro Frederico Merij, o conjunto da obra de Diego Velázquez ganha uma visão particular em Del clásico gusto español, exposição que entra em cartaz no próximo dia 22, às 20h, na Galeria Poliedro do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Na mostra, Merij propõe uma discussão sobre a História da Arte a partir dos trabalhos do artista espanhol.

Usando do diálogo entre novas e antigas técnicas, ele se apropria da obra de Velázquez para dar-lhe um novo sentido nas intervenções propostas em objetos, cartões postais e álbuns. “Deslocamento é o termo que melhor define esta exposição, que foi pensada exclusivamente para o MAMM. Além das obras do artista, uso referências da História para dar forma a meu próprio trabalho”, afirma Merij.

Embora a infanta Marguerita, figura do célebre quadro As meninas, seja a personagem principal da exposição, todo o universo espanhol – cor, religião, culinária, mitos, vestes – é considerado pelo artista para a criação das obras, inéditas. Pintor oficial da corte espanhola e importante retratista do período barroco, Velázquez viajava pelos países europeus retratando, por exemplo, os pretendentes a se casar com as figuras do paço imperial espanhol.

As leituras do artista dos trabalhos de Velázquez conferem às imagens e aos objetos redes de novos significados. “O gosto pela arte espanhola povoa o imaginário de Merij. Ele explora diferentes técnicas ao deslocar ‘Infantas e Infantes’ para contextos atemporais”, observa a artista Cláudia Matos, que assina o texto de abertura da exposição. A partir de cartões postais, Merij revive a Europa de Velázquez, quando cartas de amor não eram praxe entre os parceiros de casamentos arranjados.

Os quadros do pintor espanhol ganham toque de pop art, dadaísmo e arte conceitual, que vão ao encontro do mais denso barroco. Texturas e outras técnicas são aplicadas não somente aos quadros, mas também a objetos, desenhos, grafismos e colagens. Esta, porém, não é a primeira vez que a obra de Velázquez inspira a produção de outros artistas. Considerado um dos mais importantes pintores do século XX, Picasso realizou, na década de 1950, uma série de releituras baseadas no quadro As meninas. Goya e Salvador Dalí, entre outros, também foram entusiastas da pintura de Velázquez e reproduziram vários de seus quadros ao longo de suas carreiras.