Fechar menu lateral

Estudo da poesia contemporânea é destaque no MAMM

Estudo da poesia contemporânea é destaque no MAMM

Museu abre inscrições para curso que pretende abordar a temática lírica nos dias de hoje

“E às primaveras digo adeus tão cedo / E na idade do amor envelheci!”. Assim lamentava-se Álvares de Azevedo no famoso Lira dos Vinte Anos, no século XIX. Daí aos versos brancos de Manuel Bandeira, fartos do “lirismo namorador”, muita coisa mudou na cabeça e nos corações dos poetas. Para desvendar a lírica contemporânea, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) apresenta o curso A Poesia Partilhada – uma introdução às linhas mestras da lírica de língua portuguesa, que vai partir da leitura de poemas contemporâneos como um dos caminhos para se compreender a lírica dos dias atuais. Ministrado pelo premiado poeta e mestre em Letras Iacyr Anderson de Freitas, o curso está com inscrições abertas até o dia 20 de março.

O simples contato com os poemas já seria capaz de estreitar os laços entre leitores e poetas. Contudo, um dos objetivos do curso é “romper os obstáculos que impedem um trânsito mais efetivo do texto lírico junto ao público leitor”. Na programação, estão previstos estudos sobre a essência da realização lírica, o processo leitor-criador e os manifestos e as mitologias poéticas. Iniciados no dia 21 de março, o curso ocorrerá todas as quartas, os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, até dia 6 de junho, no Museu de Arte Murilo Mendes.

PROFESSOR DE POESIA

Iacyr Anderson de Freitas é mestre em Letras pela UFJF. O professor é também mestre na arte de combinar as palavras. Como ensaísta, poeta e contista, sua obra está presente em vários países da América Latina, além de Estados Unidos, França, Itália e Portugal. As publicações de Iacyr, mais de 20, reúnem ensaios literários, poesias e contos. Entre eles destacam-se Quatro estudos, lançado em 1998, As pedras luminosas, de 2001, A soleira e o século, livro de poesias lançado em 2002 e, por fim, Trinca dos Traídos, publicado em 2003.

Iacyr destaca que o curso será voltado para aqueles que desejam compreender a linguagem contemporânea. “Haverá leituras e discussões voltadas para descobrir os motivos condutores da lírica brasileira”, adianta o escritor. Os interessados tomarão contato com as obras de poetas consagrados, como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Adélia Prado. “Poetas da região também serão lidos e discutidos. Entre eles, Affonso Romano de Sant´Anna e Fernando Fábio Fiorese Furtado”, anuncia Iacyr.