Fechar menu lateral

Música coral no cenário cultural de Juiz de Fora

Música coral no cenário cultural de Juiz de Fora

Coral Pró-Música inicia série de apresentações de corais no Musicammam, dia 15, às 20h


Para o canto coral, segundo o regente Guilherme Oliveira, o primeiro semestre é sempre tempo de ensaios e preparações para a agitação do segundo. Quebrando a regra, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) lança, no próximo dia 15, quinta-feira, às 20h, uma série de apresentações de música coral pelo projeto Musicamamm. O primeiro convidado é o reconhecido Coral Pró-Música, que soma 35 anos de atividades ininterruptas.

Com um currículo invejável, o Coral já gravou sete CD’s e fez centenas de apresentações em Juiz de Fora e região, além de importantes salas de concerto do país, como a Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. Reunindo o clássico ao popular, apresenta um repertório eclético. Para a apresentação de quinta-feira, o grupo preparou canções estudadas durante todo o 2011, entre elas, Adoramus te, Christe, de Francesco Rosselli; Ave verum corpus, de Mozart; Eu sei que vou te amar e Gente Humilde, de Tom e Vinícius; Prece ao vento, de Dorival Caymmi, além de músicas tradicionais da África e da renascença francesa.

Sob o comando de Oliveira, o Coral Pró-Música promete apresentar o talento que o fez resistir ao tempo e escrever, na história local, uma trajetória baseada no resgate do repertório clássico e à capella. “São muito interessantes e importantes essas apresentações, porque são uma oportunidade de mostrar nosso trabalho na cidade”, ressalta, destacando o conceito e o fácil acesso do MAMM como forma de atrair um maior público para o canto coral.

Sobre o regente

Graduado em canto pela Universidade Federal de Ouro Preto, Guilherme Oliveira desenvolve intenso e continuado trabalho como preparador vocal, professor de técnica vocal e solista como baixo-barítono. Participou da gravação do DVD Tributo a Mozart, em Itabirito (MG) e do DVD Paixão e Fé, gravado em Belo Horizonte, no Grande Teatro do Palácio das Artes. O regente participou, juntamente com o Coral Lírico de Minas Gerais, das obras Turandot (ópera de Puccini), Macbeth (ópera de Verdi), Menina das Nuvens (ópera de Villa-Lobos), Floresta do Amazonas (obra de Villa-Lobos), As Quatro Estações (obra de Haydn) e Carmina Burana (obra de Carl Orf). Estudou canto lírico com vários professores, entre eles Paulo Campos, Urbano Lima, Nadja Daltro, Eliane Sampaio, Amin Feres, Édson de Oliveira, Rio Novelo, Neyde Thomas, Andrea Adour.