Fechar menu lateral

Pró-reitoria de Cultura seleciona bolsistas da área de humanas

Projetos de Treinamento Profissional preveem atuação

em diversos setores e órgãos

Atenta às políticas de inserção acadêmica, que incluem os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, responsável pela instituição, em suas atividades, a Pró-reitoria de Cultura acaba de lançar nove (9) editais para o preenchimento de vagas nesses projetos. Visando ao treinamento profissional dos alunos, as bolsas são destinadas a diversos cursos da área de humanas e se destinam à atuação em diversos setores na Unidade.

A seguir, uma breve descrição de cada projeto (clique no nome do projeto para baixar o edital):

CINE-THEATRO CENTRAL

Inscrições de 8 a 12 de março.

Voltado ao apoio à assessoria de comunicação do teatro e produção jornalística do jornal Palco, o projeto é uma oportunidade para alunos do curso de jornalismo fazerem contato com um dos processos que irão encontrar no mercado de trabalho. A bolsa se destina aos estudantes dos cursos de Comunicação Social, que deverão atuar na elaboração de textos para o jornal Palco, produção de releases e apoio técnico nos contatos estabelecidos com a imprensa.

Arte-Educação APLICADA AO MUSEU

Inscrições de 06 a 13 de março.

Voltado ao atendimento especializado ao público, com visitas mediadas, cursos e ações culturais educativas, o projeto se destina a alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. O selecionado deverá atuar no setor de Arte-educação do museu, que compreende o espaço museal como possibilidade de aprendizado e difusão de conhecimento, e não se restringe à literatura e artes plásticas.

CINEMAMM

Inscrições de 5 a 20 de março.

Voltado à área cinematográfica, o projeto realiza mostras, palestras, oficinas e workshops, a fim de debater a interseção entre cinema e artes plásticas. Dessa forma, a bolsa se destina aos estudantes dos cursos de Comunicação Social, Artes, Turismo e Letras, que deverão atuar na elaboração de textos, pré-produção dos eventos, auxílio técnico no acompanhamento das ações e elaboração de relatórios de pós-produção.

DIÁLOGOS ABERTOS

Inscrições de 5 a 20 de março.

O projeto consiste na preservação da memória local por meio de encontros quinzenais registrados como depoimentos com figuras relevantes no cenário cultural e político de Juiz de Fora. As duas bolsas oferecidas prevêem a continuidade do projeto e se destinam aos estudantes dos cursos de Letras e História, que deverão atuar na elaboração de textos, pré-produção dos eventos, auxílio técnico no acompanhamento das ações e elaboração de relatórios de pós-produção.

LEITURAS TEMÁTICAS

Inscrições de 5 a 20 de março.

Objetivando servir como espaço para divulgação de trabalhos de investigação da arte, reunindo pesquisadores, professores e alunos de instituições de ensino nas discussões de suas pesquisas, o projeto visa a transformação da realidade social através do trabalho acadêmico. Destinada a alunos dos cursos de Comunicação Social, Turismo e Letras, a bolsa prevê atuação na elaboração de textos, pré-produção dos eventos, auxílio técnico no acompanhamento das ações e elaboração de relatórios de pós-produção.

MUSICAMAMM

Inscrições de 5 a 20 de março.

Na realização de apresentações musicais, oficinas, palestras e lançamentos de CD’s e DVD’s, o projeto integra música ao espaço do museu. São oferecidas duas bolsas, a fim de dar continuidade ao projeto, que deverão ser preenchidas por estudantes dos cursos de Comunicação Social, Artes e Turismo. Os selecionados irão atuar na elaboração de textos, pré-produção dos eventos, auxílio técnico no acompanhamento das ações e elaboração de relatórios de pós-produção.

APOIO À PRÓ-REITORIA DE CULTURA

Inscrições de 16 a 20 de março.

Destinada aos alunos do curso de Turismo, a bolsa prevê atuação no suporte às atividades desta Pró-reitoria. Os selecionados contribuirão no acompanhamento das ações e elaboração de relatórios e protocolos. A Pró-reitoria de Cultura é responsável pela gestão de diversos órgãos culturais da UFJF, como o Museu de Arte Murilo Mendes e o Cine-Theatro Central.

PRESERVAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DE ARTE MURILO MENDES

Inscrições de 20 a 23 de março.

Voltado à área de preservação e restauração do museu, o projeto destina uma bolsa a alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. O candidato será selecionado através da análise do histórico e currículo, prova escrita de tópicos concernentes à Teoria da Preservação do patrimônio Cultural, prova prática para obtenção de tonalidades específicas de core e entrevista individual.

APOIO AO SETOR DE Biblioteca e Informação DO MAMM

Inscrições de 20 a 23 de março.

O projeto visa dar prosseguimento ao processamento técnico das obras do acervo bibliográfico e arquivístico pertencente ao Museu de Arte Murilo Mendes, efetuando o atendimento a consulentes e pesquisadores no Setor de Biblioteca e Informação. Além disso, oportuniza aos estudantes um espaço de aprendizado e treinamento na área de biblioteconomia e documentação. Dessa forma, a bolsa se destina aos estudantes dos cursos de Letras e História, e prevê uma vaga, apenas.