Fechar menu lateral

Um livro e muitas histórias com Leda Nagle, no MAMM

Um livro e muitas histórias com Leda Nagle, no MAMM


A jornalista Leda Nagle lança em Juiz de Fora seu novo livro De Minas para o Mundo, às 19h do próximo dia 27, no Museu de Arte Murilo Mendes. Antes, no mesmo dia, às 16h30, a jornalista participa do Diálogos Abertos, projeto de entrevistas do MAMM que recupera a memória da cidade, através de depoimentos de personalidades como Leda.

Apaixonada pelo Rio de Janeiro, foi na “cidade maravilhosa” que a juiz-forana Leda Nagle encontrou seu lugar ao sol no jornalismo. Comandando as entrevistas do Jornal Hoje de 1977 a 1989, ela ganhou destaque no cenário nacional. Depois vieram a Rede Manchete, o SBT e projetos com a Unesco e com o Ministério da Educação. Atualmente Leda comanda o Sem Censura, na TV Brasil, onde, segundo as palavras do amigo e também jornalista Nelson Motta, Leda Nagle encontrou sua casa.

 

De Minas para o Mundo

Este é o segundo livro da “mineirioca” Leda Nagle. A obra demorou cerca de um ano para ser concluída e reúne entrevistas que contam a história de mineiros ilustres, como Affonso Romano de Sant´anna, Ana Carolina, Hélio Costa, Lima Duarte e Wagner Tiso, entre outras personalidades que se revelaram para Leda. “A primeira entrevista que fiz para o livro foi com o governador Itamar Franco, no escritório dele no Clube Juiz de Fora. Foi uma tarde maravilhosa”, conta Leda. Além deles, Dudu Lima, Fernanda Takai, Giovani Gávio, Priscila Fantin e Zuzu Angel aparecem em depoimentos. De Minas para o Mundo é a história de mineiros que, quietos e observadores, ganharam projeção nacional e internacional por conta de seus talentos e, por que não, de sua “mineiridade”.

“Eu acho que o mineiro tem muito essa coisa de observar, de limpar o pé no tapete antes de entrar… Em qualquer área, qualquer profissão.”, disse o cantor Alexandre Pires em entrevista a Leda, que está no livro. Escritores, jornalistas, cantores, médicos, atores, políticos, são muitos os mineiros retratados na obra. Gostar de conversar, de ouvir histórias e de perguntar são o segredo da boa entrevista, revela a autora.

 

Diálogos

Preservar a memória da cidade é o maior objetivo do projeto Diálogos Abertos. Os depoimentos de personalidades que contribuíram para a cultura, a política e a arte são reunidos para alcançar o fim maior de catalogar a história da região contada do ponto de vista de quem ajudou a construí-la.

Nascida em Juiz de Fora, Leda Nagle aqui cresceu e descobriu a carreira que seguiria, formando-se jornalista pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Em Juiz de Fora está minha história, a base da minha vida. Juiz de Fora foi e é importante, é decisiva na minha vida, e continua sendo. É de onde eu sou, de onde vim”, diz ela.

Habituada a fazer entrevistas, desta vez, Leda Nagle responde às perguntas de Douglas Fasolato, Marcelo de Paula Martins, Adilson Zappa, Eduardo Leão e Ricardo Ribeiro. Contudo, ela confessa que não é esta a melhor posição: “Prefiro entrevistar.” O Museu de Arte Murilo Mendes fica na Rua Benjamim Constant, nº 790, Centro de Juiz de Fora.

 

Outras informações:

Museu de Arte Murilo Mendes 32.3229-7622

Pró-reitoria de Cultura 32.2102-3964