Cinema francês na UFJF

Com entrada franca, Mamm exibe hoje mais um filme da mostra Sandrine Bonnaire

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) abriga desde domingo, 14 de agosto, a retrospectiva Especial Sandrine Bonnaire organizada pelo Institut Français com o apoio do serviço audiovisual da Embaixada da França no Brasil, disponível para apenas outras sete cidades brasileiras. O projeto Cinemamm exibe até o dia 24 deste mês, filmes selecionados para homenagear a diva francesa, considerada uma das atrizes mais talentosas que surgiram na década de 1980.

Os longas-metragens Mulheres Diabólicas (La Cérémonie), de Claude Chabrol programado para hoje; Poderá ser amor?(Je Crois Que Je l’Aime), de Pierre Jolivet, previsto para o próximo domingo, dia 21, e o documentário O nome dela é Sabine (Elle s’appelle Sabine), da própria Sandrine Bonnaire, em exibição na quarta-feira, dia 24, foram selecionados para o público do Cinemamm. As exibições serão realizadas em no domingo às 16h e nas quartas-feiras às 19h, sempre com entrada franca.

A mostra que acontece no Brasil e aporta na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz em seu rastro a colaboração do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e do CineSesc em São Paulo, além da parceria com entidades como o Cine Santander Cultural em Porto Alegre, a sala Alexandre Robatto (VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual de Salvador), a Fundação Joaquim Nabuco em Recife, o Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasília e o Cine Goiânia Ouro.

Cinema de autor

Revelada em 1983 por Maurice Pialat em Aos nossos amores (A nos amours), Sandrine Bonnaire, então adolescente ávida por liberdade, foi recompensada com um César de Revelação Feminina. Considerada atriz de destaque no chamado Cinema de Autor, já foi dirigida pelos cultuados Jacques Doillon, André Téchiné, Claude Sautet, Patrice Leconte, Jacques Rivette e Claude Chabrol.

Ao longo de sua trajetória, interpretou papéis fortes em longas de diretores considerados exigentes: empregada analfabeta em Mulheres diabólicas (La Cérémonie), de Claude Chabrol, pelo qual ganhou o Prêmio de Interpretação em Veneza em 1995; moça romântica na comédia Poderá ser amor? (Je crois que je l’aime), de Pierre Jolivet; obstinada e apaixonada pelo jogo de xadrez no filme Xeque-Mate (Joueuse) de Caroline Bottaro.

Toque de camaleoa

Diferentes faces da artista surpreenderam crítica e público com a atriz se revelando roteirista e diretora num documentário em que exibe um olhar sensível a respeito do universo dos autistas: O Nome dela é Sabine (Elle s’appelle Sabine). Selecionado na Quinzaine des réalisateurs, em 2007, a obra continua sendo um sucesso cultuado até hoje. Diva sem estrelismos, Sandrine Bonnaire esteve em junho no Brasil para abrir a edição 2011 do Festival Varilux no Rio e em São Paulo.

O primeiro filme exibido no Mamm como parte do Especial Sandrine Bonnaire foi Xeque-Mate (Joueuse), de Caroline Bottaro, abriu a mostra no último domingo, dia 14. No elenco, Kevin Kline, Francis Renaud e Valérie Lagrange dão suporte à diva francesa que encarna a camareira de um hotel, que apesar de aparentar ser feliz com o marido Ange e a filha Lisa, entra num fascinante jogo de xadrez e sedução com um casal de hóspedes estrangeiros.

Programação a partir desta quarta-feira:

17/08/2011 – Quarta-feira -19h

MULHERES DIABÓLICAS

La Cérémonie de Claude Chabrol / Ficção, 1995, 111 minutos, cores, 35mm legendado em português / Atores : Sandrine Bonnaire, Isabelle Huppert, Jean-Pierre Cassel, Jacqueline Bisset, Virginie Ledoyen, Mélanie Maudrian

Mostra internacional de cinema de Veneza 1995 – Taça Volvi da melhor interpretação feminina para Sandrine Bonnaire e Isabelle Huppert.

Discreta e calada, Sophie é escolhida pela rica família Lalièvre para tomar conta de sua mansão e faz amizade com a curiosa e intrometida Jeanne, dona do correio local. O problema é que Jeanne tem inveja dos Lalièvre e arquiteta um plano para prejudicá-los.

21/08/2011 –Domingo- 16h

O NOME DELA É SABINE

Elle s’appelle Sabine de Sandrine Bonnaire / Documentário, 2007, 85 minutos, cores, DVD legendado em português

Quinzena dos Realizadores 2007

A atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz num hospital psiquiátrico, passa a viver numa estrutura adaptada a ela. E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, o documentário mostra a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas conseqüências que podem causar aos doentes.

24/08/2011 – Quarta-feira -19h

PODERÁ SER AMOR?

Je Crois Que Je l’Aime de Pierre Jolivet / Ficção, 2007, 90 minutos, cores, DVD legendado em português / Atores : Sandrine Bonnaire, Vincent Lindon, François Berleand. Cores. Duração 90’.

Lucas, 43 anos, um homem de negócios divorciado, sente-se irresistivelmente atraído por Elsa, 38 anos, uma ceramista sofisticada a quem encomendou um afresco para a fachada do seu edifício de escritórios. Intrigado pelo fato de esta jovem e bela mulher se encontrar descomprometida, Lucas decide pedir ao detetive privado da sua empresa para investigar a vida particular de Elsa.

Serviço:

Projeto Cinemamm/Especial Sandrine Bonnaire: exibição de filmes até o dia 21 de agosto, domingos às 17h e quartas-feiras às 16h, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França

Local: Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790, Centro, Juiz de Fora, MG

Contatos: (32) 3229-9070 (MAMM) e (32) 2102-3964