Fechar menu lateral

A linha do tempo da moda brasileira

A linha do tempo da moda brasileira

Com lançamento dia 18, no MAMM, livro e DVD de João Braga e Luís André do Prado trazem criteriosa pesquisa a partir da República

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através da Pró-reitoria de Cultura (ProCult) e do Instituto de Artes e Design (IAD), traz ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), no próximo dia 18, o jornalista Luís André do Prado e o professor de moda João Braga para o lançamento do livro História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências. Resultante de abrangente pesquisa sobre o tema, a obra tem como complemento um documentário, produto final de um projeto que será mostrado a Juiz de Fora em palestra e exibição de um trecho do DVD às 17h, com autógrafos a partir das 18h.

Viabilizado pela Lei Rouanet, o livro investiga o desenvolvimento da criação de moda no Brasil a partir da República. A pesquisa aborda a implantação da moda industrial, em sete capítulos, subdivididos de acordo com as tendências estéticas e comportamentais que predominaram em épocas determinadas: Belle Époque (1889-1918), Anos Loucos (1919-1930), Era do Rádio (1931-1945), Anos Dourados (1946-1960), Tropicália & Glamour (1961-1975), Anos Azuis (1976-1990) e Supermercado de Estilos (1991-2010).

O coordenador de Pós-Graduação em Moda do IAD, Afonso Rodrigues, analisa que este trabalho tem o mérito de ser o primeiro a realmente formalizar a pesquisa da moda no Brasil a partir da República. “A visão que tenho do livro é que se trata de uma obra completa, que se abre a muitos mergulhos mais pontuais na história da moda brasileira. Por exemplo: o desenho de moda no País, seus autores, suas produções, os acervos ainda não formalizados”. E ainda acrescenta: “Não se trata de literatura no sentido de escrita autoral, mas de pesquisa histórica com o refino de um texto bem elaborado, envolvente e sedutor”.

Pesquisa ampla e inédita

O trabalho de pesquisa dos escritores Luís André do Prado e João Braga envolveu consultas a fontes bibliográficas e iconográficas, além de relatos de pessoas que atuaram diretamente na construção da moda brasileira. “Como só poderia ser num país de origem colonial, a moda que se usava aqui, até 1808, imitava a da corte portuguesa, que seguia as vogas parisienses”, informa a Pyxis, empresa de Luiz André do Prado. “A investigação dos escritores envolve detalhes de como era feita essa moda, as publicações que a divulgavam, as principais casas de moda e alfaiatarias instaladas no Brasil, assim como os primeiros magazines importadores”.

O livro aponta como pioneiros as casas Notre Dame de Paris, A Brazileira, O Barateiro, Casa Colombo, Casa Raunier, Parc Royal, no Rio de Janeiro, e Casa Allemã, Mappin Stores, em São Paulo. Os primeiros desfiles foram realizados pelo Mappin Stores, ainda em 1926, com moda vinda do exterior. “As primeiras confecções surgiram ainda utilitárias, mas começaram a entender a importância de agregar moda a seus produtos a partir de 1960, década em que a Fenit e a Rhodia – que lançava no Brasil os fios sintéticos – tomaram a frente da moda local”. Simultaneamente, surgiram os costureiros de luxo, como Dener Pamplona e Clodovil Hernandes.

Os dois escritores mostram que “com a moda jovem descolada, o prêt-à-porter se consolidou na década de 1970, abrindo espaço para o surgimento de marcas fortes calcadas no jeans e da moda praia brasileira”. “A seguir, veio o boom das butiques e, nos anos 1980, os grupos de moda tomaram as passarelas, dando início a um movimento de valorização do criador brasileiro. Ao mesmo tempo, apareceram os primeiros cursos locais para formação de criadores de moda, culminando com eventos como o Fashion Rio e o São Paulo Fashion Week”.

Para dar conta de toda essa trajetória, houve um cuidadoso levantamento de extenso material iconográfico, que ilustra a edição, criando um painel visual evolutivo dos movimentos da moda brasileira. O resultado são 642 páginas ilustradas com mais de 400 imagens, entre fotografias, ilustrações, croquis, reproduções de diversas épocas, cedidas ou adquiridas por fontes diversas. A primeira edição inclui um encarte da patrocinadora do livro, a Pernambucanas, que tem mais de cem anos de relação com a moda. No lançamento no MAMM, o livro será vendido a R$ 120,00, com o DVD.

Um rico mosaico histórico

O documentário que integra o projeto História da Moda no Brasil, das influências às autoreferências, tem direção de João Braga, Luís André do Prado e Tatiana Lohmann. Seu roteiro foi estruturado a partir dos depoimentos de profissionais e estudiosos do setor, resultando num trabalho que explora o confronto e a identidade entre os relatos coletados. Seu eixo central é o debate sobre a identidade da moda feita no Brasil, fundamentado nas difusas raízes históricas de país colonial, marcado por múltiplas influências. O filme foi exibido pela TV Cultura, em dois episódios, nos últimos dias 19 e 26 de maio.

O projeto História da Moda no Brasil realizou vasta pesquisa bibliográfica, iconográfica e de campo, fundamentando-se em depoimentos que conferem, ao livro e ao DVD, a intensidade de histórias vividas. São relatos na primeira pessoa, feitos por quem vivenciou as diversas fases evolutivas da moda no Brasil. Foram gravados 127 depoimentos, em vídeo e em áudio. Foram pesquisados 223 livros e teses, 220 publicações periódicas, muitas do início do século XX; foram consultados cerca de 60 sites; foram digitalizadas e tratadas mais de 700 imagens entre fotos e ilustrações.

O projeto inclui depoimentos de Alexandre Herchcovitch, Amir Slama, Carlos Mauro Fonsecas Rosas, Carlos Tufvesson, Celina de Farias, Clô Orozco, Clodovil Hernandes, Costanza Pascolato, Cyro del Nero, Danuza Leão, Eliana Tranchesi, Elke Maravilha, Glória Coelho, Glória Kalil, Guilherme Guimarães, Iêsa Rodrigues, Isabela Capeto, Jair Mercancini, José Augusto Bicalho, José Gayegos, Jum Nakao, Káthia Castilho, Laïs Pearson, Lilian Pacce, Lino Vilaventura, Luíza Brunet, Maria Stela Splendore, Marília Valls, Mary Del Priori, Nelson Alvarenga, Paulo Borges, Regina Guerreiro, Renato Loureiro, Ricardo Almeida, Ronaldo Fraga. Tufi Duek, Ugo Castellana e Walter Rodrigues.

 

Serviço

Lançamento de História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências, livro e DVD de João Braga e Luís André do Prado

Data: 18 de junho de 2011

Local: Museu Murilo Mendes, Rua Benjamin Constant, 790

Palestra e exibição de trecho do documentário: às 17 horas

Sessão de autógrafos: 18h

Entrada franca