UFJF lança o livro “Urbanismo em Minas Gerais: Pelas Cidades”

UFJF lança o livro Urbanismo em Minas Gerais: Pelas Cidades, dia 7, no Mamm

Trabalho contribui para compreensão da história do urbanismo e aponta soluções para o futuro de Chácara, Mar de Espanha e Santana do Deserto

Iniciativa da UFJF, através do Programa de Apoio aos Municípios, o livro Urbanismo em Minas Gerais: Pelas Cidades, organizado pelo professor Fabio Jose Martins de Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia, contempla ações de leituras técnicas e participativas, diretrizes de planejamento e capacitação em três cidades da Bacia do Rio Cágado: Chácara, Mar de Espanha e Santana do Deserto. A obra, que resulta de cinco anos de trabalhos em campo e pesquisa em acervos envolvendo docentes, pesquisadores colaboradores, estudantes e comunidades, tem lançamento oficial no dia 7 de abril, quinta-feira, às 19h, na sede do Mamm.

Criado para atender às demandas das áreas de abrangência da UFJF, o Programa de Apoio aos Municípios já rende frutos promissores, o que, segundo o pró-reitor de Extensão, Romário Geraldo, é o êxito refletido pela contribuição da Universidade para a preparação de uma gestão mais eficiente das cidades, do ponto de vista da descentralização e da participação da comunidade. “Através desse livro, tornaremos públicas as experiências dessa equipe multidisciplinar, bagagem que certamente servirá como referência para outros estudiosos das cidades e do urbanismo”, analisa.

Trabalho de equipe multidisciplinar

Entusiasmado, Martins de Lima elenca os coautores da publicação: Cássia de C. M. Ferreira, Raquel Von R. Portes, Raquel F. Rezende, Denyse P. N. Delgado, Douglas M. Barbosa, Bianca da S. M. Veiga, Carolina C. Eduardo e Valéria F. Rezende. Observa que a apresentação e a coordenação da Rede Urbanismobr, por Maria Cristina da Silva Leme, foi fundamental, assim como os estudantes da UFJF capacitados com bolsas de estudos e também voluntários para participação no trabalho ainda durante a graduação. “Essa foi uma forma de ir além das fronteiras da sala de aula, ampliando e enriquecendo a vivência acadêmica de cada um dos envolvidos”, ressalta.

Martins de Lima (foto) faz questão de dizer que, “através do apoio da Pró-reitoria de Extensão e da Pró-reitoria de Cultura, além da Pró-reitoria de Pesquisa, assim como os órgãos de fomento, com o apoio do CNPq, da Fapemig e do Proext/Ministério da Cultura, foi possível chegar a esse importante resultado”. Romário Geraldo acrescenta que o trabalho realizado pela UFJF, a partir do Programa de Apoio aos Municípios, já é exemplo em outros países latino-americanos como Argentina, Uruguai, além de ter sido divulgado em eventos nacionais e internacionais, o que demonstra sua importância e aplicações práticas em saúde, educação, cultura e cidadania, desenvolvimento social e gestão pública.

O pró-reitor de Cultura, José Alberto Pinho Neves, também destaca a expressão do trabalho contido na obra, lembrando que um de seus méritos é recomendar aos três municípios de abrangência da UFJF atitudes frente ao crescimento futuro. E acrescenta: “Na regência acadêmica, Urbanismo em Minas Gerais: Pelas Cidades enseja à pesquisa e ao trabalho de iniciação científica de futuros profissionais, possibilitando-lhes contato com realidades quase sempre expostas por notações teóricas”.

Rede ampliada

A rede de pesquisa Urbanismo no Brasil coleciona publicações desde o início de suas atividades, em 1992. Envolvendo nove cidades brasileiras, o objetivo da rede é documentar, de forma organizada, o processo de urbanização das cidades envolvidas. A UFJF faz parte deste programa com uma equipe de pesquisadores, colaboradores e alunos de áreas diversas como geografia, turismo, assistência social, arquitetura e urbanismo, biologia, direito, história e engenharia (foto).

A expectativa para o lançamento é grande por parte dos coautores. Entre eles, o arquiteto e urbanista Douglas Barbosa, que ressalta que a publicação visa a traduzir o aparato de leis urbanísticas para a realidade dos pequenos municípios. “O objetivo deste livro é contribuir para o desenvolvimento de Chácara, Mar de Espanha e Santana do Deserto, todos da Zona da Mata mineira, municípios envolvidos na pesquisa e que tomam Juiz de Fora como cidade-polo”.

O objetivo simples pode explicar o sucesso da pesquisa, em que a meta é avançar na reflexão teórica e metodológica sobre a história do urbanismo, avalia Maria Cristina da Silva Leme, coordenadora da Rede Urbanismo no Brasil, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O livro reúne a produção recente voltada para a reflexão sobre o planejamento urbano relativa às atividades do Núcleo Urbanismo em Minas Gerais do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da UFJF. Esta reflexão inclui enfoques voltados para a compreensão da história do urbanismo, com ênfase para as especificidades presentes nas várias regiões de Minas Gerais. Tais enfoques resultam de interlocuções com a rede Urbanismo no Brasil, Urbanismobr.

Livro: “Urbanismo em Minas Gerais: Pelas Cidades”

Organizador: Fabio J. M. de Lima

Coautores: Fabio J. M. de Lima, Cássia de C. M. Ferreira, Raquel Von R. Portes, Raquel F. Rezende, Denyse P. N. Delgado, Douglas M. Barbosa, Bianca da S. M. Veiga, Carolina C. Eduardo e Valéria F. Rezende.

Edição: Editora da UFJF

Número de exemplares: 1.000