MAMM abre as portas para o carnaval

Diálogos Abertos recebe Nancy de Carvalho no dia 30

O projeto Diálogos Abertos do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) homenageia na próxima quarta-feira, 30, às 19h, o carnaval juiz-forano. A convidada é Nancy de Carvalho, uma das fundadoras do tradicional Bloco do Beco.

Nancy sempre esteve envolvida com o carnaval, pois, além de ser a primeira porta-bandeira da cidade, sua família é fundadora da escola de samba Feliz Lembrança. “O carnaval, para mim, é a maior maravilha do mundo. Comecei a desfilar com 5 anos; é sempre mágico”, diz Nancy.

Após conhecer a Turunas do Riachuelo – primeira escola de Juiz de Fora –, a cidade se preparava para receber sua segunda escola de samba: a data era 9 de fevereiro de 1939, e a Feliz Lembrança passava a fazer parte da história da música do município. Sua criação contou decisivamente com a família Carvalho.

Em 2011, Nancy foi homenageada pela organização do carnaval da cidade e emprestou seu nome para o 1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora. “Foi maravilhoso. Nunca imaginei que seria homenageada como estou sendo neste ano. Há muito tempo trabalho com samba, mas nunca me passou pela cabeça que um dia eu seria um troféu.”

Eveline Toledo, Fernando Luiz Baldioti e Renato Zacharias de Mattos Saleme são os entrevistadores desta edição do Diálogos, que, criado há quatro anos pelo MAMM, segue resgatando a memória de Juiz de Fora. O registro das entrevistas – que serão posteriormente reunidas em publicações – preserva a história de cada personagem que passa pelo projeto, possibilitando a interação entre a comunidade e a trajetória da cidade.

O Museu de Arte Murilo Mendes fica na Rua Benjamin Constant, 790, Centro.

Outras informações:

Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964