Sandra Portella canta e conta o samba da cidade

A sambista juiz-forana sobe ao palco do Central,

no próximo dia 15, rodeada de amigos

João Nogueira, um dos maiores expoentes do samba no Brasil, na música intitulada Poder da Criação, dizia: “Ninguém faz samba só porque prefere”. Olhando a trajetória de Sandra Francisca de Oliveira, que carrega sua música no codinome, a premissa faz todo o sentido. A fim de homenagear o gênero que a consagrou na cidade, Sandra Portella apresenta, no próximo dia 15, às 20h, no Cine-Theatro Central, show contemplado pelo Projeto Sérgio Lessa em que convida parceiros sambistas, mostrando que o ritmo também fez e faz história na cidade.

O repertório do espetáculo será formado por músicas de compositores locais, como Geraldo Pereira e Mamão, reconhecidos nacionalmente, após grandes ícones da música brasileira terem gravado suas músicas. Lua de Fases, Homenagem à Portela e Zé Trapaça, compostas por Sandra, serão apresentadas pela primeira vez. A cantora ainda conta com o acompanhamento do grupo Tamu Junto, formado por Leonardo de Oliveira (pandeiro), George Santos (surdo), Charles Santos (cavaco), Danilo da Silva (tantã) e André Salimena (reco-reco).

Pensando em homenagear as raízes do samba na cidade, Sandra Portella convidou artistas diversos, que, de uma forma ou de outra, ajudam a contar a trajetória do ritmo na cidade. Paulinho Jalão, Salim, Zezé do Pandeiro, Flavinho da Juventude, Carlos Fernando, Joãzinho da Percussão e o grupo Matilda são alguns desses parceiros, confirmando a generosidade de uma cantora que brilha pela primeira vez no palco, dividindo a luz com amigos do meio. “Eu tive poucas oportunidades de mostrar meu trabalho em lugares bacanas. Poucas vezes tive recurso para me apresentar. É outra expectativa, outra emoção, é um sonho meu”, emociona-se Sandra, utilizando-se, de forma talvez inconsciente, do verso que eternizou Dona Ivone Lara, referência para a cantora.

O espetáculo, que também comemora os dez anos de carreira de Sandra, completados em 2010, foi contemplado pelo Projeto Sérgio Lessa, da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, que visa a democratizar o acesso de artistas e públicos locais ao espaço cultural mais importante da cidade. Dessa forma, aguardando com ansiedade sua entrada no palco do Central, Sandra demonstra suas escolhas, a escolha dos amigos e o samba, que a escolheu primeiro.