Fechar menu lateral

Central revive o cinema mudo através do Imaginasom

Cine-Theatro Central revive o cinema mudo

através do espetáculo Imaginasom

Releituras dos clássicos da sétima arte são incrementadas com intervenções visuais e a diversidade da música contemporânea

 

Há 81 anos o Cine-Theatro Central foi inaugurado com a apresentação de um filme mudo, e a música era, geralmente, executada ao vivo. Com o passar dos anos, muita coisa mudou. O som foi acrescentado ao cinema, que, com o tempo, abandonou o teatro, ganhando salas especiais para sua exibição. Som e imagem estavam definitivamente unidos. No próximo dia 30, às 20h, os primórdios do cinema serão revividos no Central com o espetáculo Imaginasom, contemplado pelo Projeto Sergio Lessa 2010, da Pró-reitoria de Cultura.

O projeto inovador une os clássicos do cinema mudo ao ritmo do grupo Quinteto São do Mato e do Coletivo Kinoia, tudo executado ao vivo. Um resgate dos tempos em que o cinema tinha seu lugar no teatro, e a música era sua aliada recorrente. Produções de Charlie Chaplin, Emir Kusturica, Theo Angelopus, Jean-Pierre Jeunet e Stanley Kubrick vão ganhar trilhas sonoras contemporâneas elaboradas pelos grupos, que selecionaram as cenas dos filmes, dando um novo ritmo aos clássicos da sétima arte.

Formado por cinco amigos, o Quinteto São do Mato toca improvisando em ritmos e instrumentos, desenvolvendo uma linguagem musical contemporânea. Sua identidade se caracteriza pela grande diversidade de estilos, em que a liberdade e a espontaneidade formam a base da criação coletiva. O Coletivo Kinoia trabalha com a intervenção visual, atraindo novos olhares para as paisagens urbanas, misturando imagem e som de forma a mudar o olhar sobre as ruas em que intervém.

A expectativa para a apresentação é bem grande. Segundo Nara Pinheiro, integrante do Quinteto São do Mato, o Imaginasom é um espetáculo no qual o grupo vem trabalhando há muito tempo, e esta será a primeira vez que ele será executado do inicio ao fim para o público.

 

Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Cine-Theatro Central, que fica na Praça João Pessoa, s/n°, Centro. O valor único é de R$10,00. Estudantes pagam meia entrada.

 

Mais informações:

Pró-reitoria de cultura: (32) 2102-3964

Cine-Theatro Central – (32)3215-1400