Fechar menu lateral

Humberto Mauro é homenageado no MAMM

Os primeiros passos do cinema nacional

Humberto Mauro é homenageado no MAMM

 

Ele é considerado o pai do cinema nacional. O homenageado do Cinemamm nesta quinta, 2 de dezembro, é Humberto Mauro. Os documentários Mauro move o mundo e sOLdade, de Ronaldo Werneck, e Cine-Mauro – Cataguases, trem e cachoeira, de Eduardo Yep, serão exibidos, a partir das 19h, no Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes.

Nascido em Volta Grande (MG), Humberto Mauro passou parte da vida em Cataguases, onde produziu seus primeiros filmes. Mauro foi referência para a geração do Cinema Novo, principalmente para Glauber Rocha. Entre as produções do cineasta mineiro estão Thesouro Perdido (1927), Ganga Bruta (1933), Descobrimento do Brasil (1937) e A velha a fiar (1964).

O jornalista e escritor Ronaldo Werneck dedica grande parte de sua obra ao amigo Humberto Mauro, entre livros, poema e ensaios. A amizade começou nos anos 70. Em entrevista recente ao jornal O Tempo, Ronaldo conta que tudo começou quando o cineasta o convidou para um café em sua casa em Volta Grande. O escritor lamenta o fato de os filmes de Mauro serem raridades e difíceis de serem encontrados.

Mauro move o mundo reúne pequenos filmes narrados por Werneck, que fazem parte do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases. “Esta é a minha maneira de contar em textos-imagens a história de Humberto Mauro e de seu mundo em permanente mover-se”, diz o escritor na abertura de Mauro move o mundo.

O curta sOLdade é baseado em dois poemas de Ronaldo Werneck publicados no livro Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – humbertoMAUROrevistoPORonaldoWERNECK.

O documentário Cine-Mauro (de Eduardo Yep) foi filmado em Cataguases e conta com depoimentos de moradores da cidade, amigos e familiares de Humberto Mauro, como Stela Mauro, Ronaldo Werneck, a atriz Fernanda Lobo e o jornalista e escritor Washington Magalhães.

Eduardo Yep morou em Cataguases e lá ouvia falar de Humberto Mauro, mas foi na faculdade que descobriu o cineasta. “O interesse pela obra de Humberto Mauro ainda é muito acadêmico, por isso fizemos o documentário com uma linguagem mais jovem”, disse. O filme é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Eduardo, Heriberto Estolano e Arthur Scholz.

O Museu de Arte Murilo Mendes fica na Rua Benjamim Constant, 790, Centro. Todos os eventos culturais do MAMM têm entrada franca.

 

Filmes:

Cine-Mauro

Direção: Eduardo Yep

Explora o diretor Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro e responsável pelo Ciclo Cultural de Cataguases, e sua relação com esta cidade.

 

 

Mauro move o mundo

Documentário, 40 minutos, Cataguases, 2009

É uma edição-collage de dez pequenos filmes focando a trajetória de Humberto Mauro – realizados em 2007 por Ronaldo Werneck e Alessandro Arbex –, que se encontram disponíveis em monitores colocados no Memorial Humberto Mauro, em Cataguases.

sOLdade

Documentário, 07 minutos, Cataguases, 2009

Roteiro baseado em dois poemas de Ronaldo Werneck para Humberto Mauro, que se encontram no livro “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – humbertoMAUROrevistoPORronaldoWERNECK”.

 

Outras informações:

 

Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964

Museu de Arte Murilo Mendes – (32) 3229-9070