Fechar menu lateral

Proletariado juiz-forano é tema no MAMM

Proletariado juiz-forano é tema no MAMM

Historiador lança livro e participa de mesa-redonda

 

“Ver a história de baixo para cima. Dar voz aos trabalhadores na construção da cidade”. Esse é o objetivo do historiador Luis Eduardo de Oliveira em seu livro Os trabalhadores e a cidade: a formação do proletariado de Juiz de Fora e suas lutas por direitos (1877-1920) que será lançado na quinta-feira, 25, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Além do lançamento do livro no projeto Leituras Temáticas, Luis Eduardo participa na mesma noite, também no MAMM, da mesa-redonda Trabalho, pobreza e conflitos sociais em Juiz de Fora no pós-Abolição ao lado de Elione Guimarães (Pós-Doutora em História e pesquisadora do Arquivo Histórico de Juiz de Fora) e Jefferson de Almeida Pinto (Doutorando em História e Professor do IF Sudeste MG).

Os trabalhadores e a cidade percorrem Juiz de Fora quando a cidade era o principal polo industrial de Minas Gerais e atraía um grande número de trabalhadores entre ex-escravos e imigrantes europeus. O estudo de Luis Eduardo de Oliveira analisa essa realidade juiz-forana dos séculos XIX e XX. “O meu trabalho dá continuidade a estudos já realizados por outros historiadores da cidade e resgata aspectos econômicos e sociais da história de Juiz de Fora”, disse Luis Eduardo. O historiador acredita ser fundamental a realização de novos estudos sobre a cidade.

A publicação é resultado de uma parceria entre Funalfa e a Editora FGV e foi publicado com recursos da Lei Murilo Mendes.

O Museu de Arte Murilo Mendes fica na Rua Benjamim Constant, 790, Centro. Todos os eventos culturais do MAMM têm entrada franca.

 

Outras informações:

Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964

Museu de Arte Murilo Mendes – (32) 3229-9070