Fechar menu lateral

MAMM é palco de encontro de instrumentistas locais

MAMM é palco de encontro de instrumentistas locais

 

Dudu Lima e Salim apresentam o show Azala Total,

no projeto Musicamamm, na quinta-feira

 

Para o grande poeta Vinícius de Moraes, a vida é a arte do encontro. Os músicos Salim e Dudu Lima confirmam a famosa frase em forma de duo, que faz mais uma apresentação no projeto Musicamamm no próximo dia 18, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). O projeto visa  a apresentar diferentes concepções e influências musicais, demonstrando a diversidade do cenário musical da cidade e região.

O show leva no nome o apelido dado a Salim por Dudu, num neologismo que, segundo o contrabaixista, é extremamente árabe, em referência às raízes de Salim. Azala Total surgiu em 2008, quando os dois sentiram a necessidade de formalizar os inúmeros encontros, os quais servem para execução de canções que muito influenciaram na carreira e na formação musical de ambos. “Por influência do Chico Curzio, começamos a tocar, eu, Dudu e Chico. A partir daí, preparamos um show para o Sabor das Arábias”, afirma Salim, proprietário do espaço.

O repertório é composto por músicas autorais e releituras de renomados compositores, como Clube da Esquina, Egberto Gismonti, Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Tom Jobim. “A cada show, a gente toca uma música. Há uma estrutura básica, mas temos muita liberdade no palco. Há uma química muito grande, por isso nem precisamos fazer muitos ensaios”, diz o guitarrista.

Os músicos se conheceram na década de 80, na época do badalado bar Jazz Club, em Juiz de Fora. Desde então, dividem, com certa frequência, os palcos locais. Dudu Lima é considerado um dos maiores instrumentistas brasileiros da atualidade, e sua carreira é uma das mais prolíficas e bem-sucedidas, já tendo cinco CD’s e três DVD’s lançados no país, com sucesso de público e crítica, além de constantes elogios de músicos como Milton Nascimento, João Bosco e do americano Stanley Jordan.

Salim é filho de uma cantora e de um saxofonista, e, desde jovem, está envolvido no universo musical. Acompanhando diversos músicos locais, o multi-instrumentista, reconhecido pelos bons acordes de sua guitarra, já soma 37 anos de dedicação à música local. “Eu conheço o Dudu desde criança, quando ele ia me assistir no Jazz Club. É uma honra muito grande ter ao lado um músico do porte do Dudu. Eu me sinto realizado”, diz Salim, que ainda cita a composição Azaleando, gravada no CD Ouro de Minas, feita pelo amigo Dudu. Uma homenagem ao encontro em forma de canção.

 

SHOW AZALA TOTAL

Dia 18 de novembro, às 20h

No Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

 

Contatos:

Pró-Reitoria de Cultura: 3229.3964

MAMM: 3229.9070