Fechar menu lateral

O premiado Jean Solari inaugura mostra de fotografias

O premiado Jean Solari inaugura mostra de fotografias e faz palestra na UFJF

Jornalista compartilha com o público suas experiências em coberturas

pelo Rio São Francisco e pela Amazônia

 

A beleza do Rio São Francisco e a dura realidade das populações ribeirinhas entre os anos 1968 e 1973 são contrastes que povoam a experiência do premiado fotógrafo franco-brasileiro Jean Leopold Solari na exposição Velho Chico, que ocupa o saguão da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir de 17 de novembro. A mostra integra a programação do XVI Seminário de Iniciação Científica da UFJF, cuja abertura está marcada para quarta-feira, às 17 horas, no anfiteatro das Pró-Reitorias, no prédio central do Campus, com palestra do jornalista sobre sua experiência fotográfica na Amazônia e no Rio São Francisco.

Trinta reproduções coloridas compõem a exposição, que deriva de uma viagem de 45 dias de Jean Solari em uma expedição para a revista Realidade. Nas fotografias, o público se vê diante dos mistérios que faziam parte do imaginário em torno de um rio com patente importância cultural, social, política e econômica no cenário brasileiro. Para além das imagens capturadas pela antiga máquina, o fotógrafo se lembra de um Velho Chico a transbordar em histórias, algumas criadas pela própria expedição jornalística à época.

 

Histórias de bordo

 

Jean Solari conta que a viagem ao Velho Chico foi feita em um pequeno barco, que não tinha condições de navegar à noite. Em uma das atracações, percebeu-se que havia um barqueiro com a perna cortada por facão, já com séria infecção. “Foi quando decidimos dar a ele os remédios de que dispúnhamos. No dia seguinte, não se sabe como, havia gente de tudo quanto é canto buscando ajuda para as doenças que apresentavam. Distribuímos tudo o que tínhamos, mas até hoje não entendo como ficaram sabendo. Era o que chamávamos de ‘telefone árabe’”, conta, referindo-se à rápida e eficiente comunicação entre os ribeirinhos referindo-se s realizou tre o ografias registra os principais momentos da viagem entre o .

A expedição, que resultou na mostra de fotografias que Juiz de Fora tem a chance de conferir até 18 de janeiro, registra os principais momentos do trajeto que Jean Solari realizou, de carro e através de navegação, a partir de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, Minas Gerais. Com a equipe da revista Realidade, o fotógrafo seguiu o curso do Velho Chico, passando por Paulo Afonso e atravessando a Bahia até o norte com Pernambuco, com o rio se transformando na divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas até desaguar no Oceano Atlântico. É importante observar que a área navegável se coloca entre Pirapora (Minas Gerais) e Juazeiro (Bahia), e entre Piranhas (Alagoas) e a foz.

 

Uma bagagem e tanto

 

Jean Solari chegou ao Brasil em 1950 e, já em um primeiro momento, pensou em cruzar o País junto com um amigo que sonhava comprar um velho ônibus. A viagem não se concretizou, mas o fotógrafo acabou sendo contratado como assistente de Richard Sasso, no Rio, dando vazão à sua paixão pelo registro imagético de fatos e pessoas. Isso definiu sua trajetória profissional.  Na bagagem do fotógrafo, estão viagens e coberturas que resultaram em conquistas como o Esso de Jornalismo para a edição (equipe) do especial Realidade Amazônia, em 1971, e o prêmio Sudene de Jornalismo para a edição (equipe) do caderno Realidade Nordeste em 1972.

Nascido na França em 1933, Jean Leopold Solari vive hoje em Saquarema, no Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória nos meios de comunicação do país, trabalhou para as revistas O Cruzeiro, Realidade e Quatro Rodas, com reportagens também para publicações como Manchete, Desfile e Ele e Ela. Fotografou para algumas das principais empresas nacionais e multinacionais, com passagem também pela área acadêmica como professor de fotojornalismo na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Sua última exposição no Brasil aconteceu em 2009 como participante da mostra Fotógrafos em Revista, da Editora Abril, em São Paulo.

 

Serviço

Exposição: Velho Chico, de Jean Solari

Abertura: 17 de novembro, às 18h

Encerramento: 18 de janeiro

Local: Saguão da Reitoria da UFJF

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 23h.

 

Palestra: Experiência fotográfica na Amazônia e no Rio São Francisco

Palestrante: Jean Solari

Data: 17 de novembro, às 17h

Local: Anfiteatro das Pró-Reitorias, prédio da Reitoria, no Campus

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n.

Entrada franca.