Fechar menu lateral

Baixo orçamento e muita criatividade no “Bordas Fora II”

Baixo orçamento e muita criatividade no “Bordas Fora II”

Em cartaz no Mamm e no IAD, entre 9 e 11 de novembro,  mostra de filmes não convencionais incentiva novos diretores

 

Por meio da Pró-reitoria de Cultura (ProCult), o Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a mostra “Bordas Fora II”, com palestras e exibição de produções consideradas referências da linguagem underground no Brasil. Trata-se de obras que fogem dos padrões comerciais, com características de cinema marginal, que serão exibidos no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e no IAD, no período de 9 a 11 de novembro, com entrada franca para o público.

O idealizador da mostra, Alfredo Suppia, pesquisador e professor do IAD, defende que é importante mostrar produções viáveis a partir de orçamentos baixos. Ele observa que são trabalhos que muitas vezes surpreendem pela criatividade, uma tendência das produções atuais que não se rendem ao convencional. “Esse é um fenômeno do cinema genuinamente popular, feito a partir de recursos próprios e que se traduz numa produção muito viva no Brasil inteiro”.

Cinema de Borda

Alfredo Suppia, que é carioca, chegou a Juiz de Fora depois de trabalhar em São Paulo, onde integra o grupo Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea, com estudiosos de diversas universidades, entre elas a de Maringá e a Anhembi/Morumbi. Como representante do IAD no grupo, ele ajuda no mapeamento e coleta das produções alternativas, reunindo e avaliando esse material para exibição no festival Cinema de Borda, que em Juiz de Fora ganha o formato “Bordas Fora”.

Suppia diz que apesar da estética descuidada e da produção sem grandes recursos do Cinema de Borda, há histórias interessantes, com roteiros inusitados, representativos das especificidades regionais do País, que compensam as limitações práticas e merecem ser conhecidas pelo público. “Em geral são uma espécie de remix, reciclagens adaptadas ao contexto brasileiro”, comenta.

Brilho extra

Convidada para falar durante a mostra “Bordas Fora II”, a professora e pesquisadora Bernadette Lyra foi quem cunhou a expressão Cinema de Borda para caracterizar a realização independente não ortodoxa, que, para muitos, é uma espécie de “lixo cult”, que incita a imaginação e abre caminhos para a profissionalização. Bernadette é doutora em Artes/Cinema pela ECA/USP e pós-doutora pela Universidade René Descartes, Sorbonne, França

No contexto observado pela professora, que é autora de mais de 20 obras publicadas, considerando-se sua participação em antologias, é preciso lembrar que muitos cineastas iniciam carreira a partir desse tipo de linguagem. Um exemplo é o norte-americano Samuel Marshall Raimi, diretor da trilogia “Evil dead”, que ganhou notoriedade a partir de 2003, com a série “Homem Aranha” e, mais recentemente, em 2009, com o thriller “Arrasta-me para o Inferno”.

 

A programação

Dia 9 de novembro – terça-feira

Local: Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

 

20h

Abertura

Sessão “Amor & Ódio”, seguida de debate com o cineasta Rodrigo Brandão, Prof. Dr. Lúcio Reis (Faeesla) e Prof. Dr. Rogério Ferraraz (UAM). Mediação: Prof. Dr. Alfredo Suppia (UFJF).

 

Ninguém deve Morrer (2009). Palmitos (SC), 30 min.

Direção & roteiro: Peter Baiestorf.

Elenco: Gurcius Gewdner, Lane ABC, Rogorowsky, Daniel Villa Verde, André Honey, André Luiz, Jorge Timm, Ljana Carrion, Coffin Souza, Cristian Verardi, Insekto, Elio Copini, Minuano, E. B. Tonioli, PC, Wender Zanon, Nenê, Alejandro Gutierrez, Wanderley Jurandir & Petter Baiestorf.

Sinopse: Para mudar a vida, o pistoleiro Ninguém decide largar tudo o que sempre considerou importante: a mulher amada, o grupo de amigos cineastas-assassinos-de-aluguel, e o boi de estimação. No entanto, antes de se redimir precisará enfrentar a fúria de seus antigos comparsas em um faroeste musical que reúne o maior elenco de astros do underground brasileiro.

 

A Maleta (2010). Juiz de Fora (MG), 15 min.

Direção & edição: Rodrigo Brandão. Efeitos especiais: Davidson Lopes. Roteiro: Gabriel Fonseca, Rodrigo Brandão, Weiller Vilela. Elenco: Weiller Vilela, Wollas Marçal, Gabriel Fonseca & Juliano Gomes.

Sinopse: Pessoas matam e morrem pela maleta. Mas o que de fato ela carrega? Um homem tentará evitar que ela caia em mãos erradas, mesmo que para protegê-la seja preciso deixar um rastro de sangue. Uma produção que simboliza o destino não questionável e o fanatismo cego.

 

O Lobisomem da Pedra Branca (1982-3). Pedralva (MG), versão resumida de 30 min.

Direção: José Denízio Pereira. Produção: Cinematográfica JAM Publicidades. Produtor: José Arnaldo de Macedo. História: Sebastião Donizetti Monti de Souza. Roteiro: José Denízio Pereira. Montagem: Sebastião Donizetti Monti de Souza e José Denízio Pereira. Som: Flávio Abreu Paiva. Laboratório: Fujicolor, SP.

Elenco: Luiz “Dudu” Augusto, Ana Cristina Osório, J. Marcos Bustamante, Audrei Macedo, Rogério Abreu, Vanda Souza, Davi B. Braga, Sandra Souza, Isaías de carvalho & André Braga.

Sinopse: Na década de 1930, o médico da cidade de Pedra Branca, após desilusão amorosa, cria soro que o transforma em terrível lobisomem. A fera passa a aterrorizar os moradores e os políticos locais, às vésperas das eleições municipais.

 

Dia 10 de novembro – quarta-feira

Local: Instituto de Artes e Design (UFJF)

 

19h

Palestra “Cinema Brasileiro: Entre Bordas, Margens e Periferia”

Profª. Drª. Bernadette Lyra (UAM) e Prof. Dr. Gelson Santana (UAM)

 

20h30

Sessão “Crime & Castigo”

 

Testemunha Oculta (1969-2008), São Carlos (SP), 40 min.

Produção, Roteiro & direção: José de Oliveira (“Zé Pintor”). Elenco: Carlos Martins, Bosco Moretti, José de Oliveira, Américo Talarico Junior, Zigomar e Sebastião Spaziani, Jessé Rizzo, Wilson Franco, Aristides Arruda, Vladecir Villela, José Ramires, Tânia Moleiro, Dulce Moleiro & Manoel Augusto Rodrigues.

Sinopse: O jovem Carlito é a única testemunha do assassinato de seu chefe, o Sr. Leandro, proprietário de um clube de jogatina. O que não podia imaginar era o envolvimento do chefe e sua gangue no espancamento de Adolpho, um viciado em alucinógenos, o que resultou na morte do jovem. Enquanto a polícia investiga o crime, os membros da gangue são exterminados, um a um, pelas facadas do fantasma de Adolpho. Agora, Carlito vive no limite entre a vida e a morte, como uma peça chave para a solução do caso que abalou a cidade de São Carlos.

 

Show Variado (2010). Recife (PE), 35 min.

Direção & roteiro: Simião Martiniano. Produtora: Página 21. Produção executiva: Claudia Moraes & Rafael Coelho. Direção de produção: Amaro Filho. Fotografia: Henrique Paiva. Direção musical & arranjos: Demétrio Rangel. Edição: Rafael Coelho. Figurino: Angela Lisboa. Cenários: Cláudia Moraes & Maira Lisboa. Maquiagem: Jô Ribeiro.

Elenco: Simião Martiniano, Isis Teixeira, Gilvan Alves, Antônio Ventura, Lidiane Ataíde, João Pereira, José Manoel, Marcelo Gomes, Dayvison Luna, Hilton Garcia, Laura Taíde de Barros, Luciene Batista, Pricila Alves, Adriana Micheline, Shirley Matias & Amanda Suzy.

Sinopse: Uma série de esquetes, separados por quadros musicais com dançarinas, que envolvem comédia, artes marciais e levantamento de peso. Um doutor, a enfermeira, o delegado maluco e um halterofilista são alguns dos personagens do filme.

 

Peixe Podre 2 (2009). Guarapari (ES), 14 min.

Direção, roteiro & efeitos especiais: Rodrigo Aragão. Elenco: Ricardo de Souza, Kika, Walderrama dos Santos & Hermano Pidner.

Sinopse: Um sujeito que não gosta de peixe viaja para um sítio perto da praia. Mais tarde, um visitante cria uma mistura química para pescar com maior velocidade. A fórmula mata diversos peixes, que em seguida são fritos e servem de alimento a outros habitantes da localidade. Depois de algum tempo, todos se transformam em mortos vivos. Todos, menos o sujeito que não gosta de peixe…

 

Dia 11 de novembro – quinta-feira

Local: Instituto de Artes e Design (UFJF)

 

17h

Sessão “Senador Cortes Superstar”, seguida de bate-papo com o realizador Ângelo Goulart. A pequena cidade de Senador Cortes (MG) é a estrela dessa série de fábulas, cinco curtas de Ângelo Goulart com mensagem moral de tolerância e civilidade.

 

Aprenda a Viver, 13 min.

Direção, roteiro, câmera e edição: Ângelo Goulart. Produção: Ângelo Goulart, Militon Bianco e Luciana Caetano.

Elenco: Luciana Caetano, Álvaro Espírito Santo, Paulo Cintra, Militon Bianco, Bruno Barroso, Jonatham Nascibem, Kinston Cintra, Bruno Américo, Sabrina Costa, Paula Leite, Marcelo Fernandes, Karolone Silva, Felipe Rocha, Eduardo Silva, Geraldo Ribeiro, Ramon Barcelos, Jonas Cintra, José do Carmo Jr., Ueller Martins, Jéssica Montini, Bruno Silva & Joice Arcanjo.

Sinopse: Dois jovens delinqüentes apavoram uma professora e seus alunos num banho de cachoeira. A pergunta é: até que ponto as pessoas mudam?

 

Diga Não, 10 min.

Direção, roteiro, câmera e edição: Ângelo Goulart. Produção: Ângelo Goulart, Militon Bianco e Luciana Caetano.

Elenco: Anderson Silva, Andressa Vasconcelos, Beatriz Martins, Camila Gonçalves, Claudemira Correa, Cristina Silva, Daiana Miranda, Erick Badia, Gustavo Souza, Jeyse Arcanjo, João Afonso Portela, José Carlos Jr., Juciaria Antero, Marcelo Alcântara, Marco Nóbrega, Mayane Cruz, Nadyelaine Clementes, Nágila Silvestre, Patrick Badia, Paulo Cintra, Ricardo Luiz, Rômulo Cintra, Stefânia Rodrigues, Sueli Cruz, Tamiris Gonçalves, Taylania Oliveira, Thalis Morais, Ticiane Caetano & Vinícius Nóbrega.

Sinopse: Uma festa de jovens, regada a álcool e temperada por drogas, acaba em crime e violência. Mas o final poderia ser outro.

 

Eu Amo Senador Cortes, 12min.

Direção, roteiro, câmera e edição: Ângelo Goulart. Produção: Ângelo Goulart, Militon Bianco e Luciana Caetano.

Elenco: Camila Gonçalves, Claudemira Correa, José do Carmo Montan, Fabrício Nóbrega, Edivar Caetano, Militon Bianco, Lucélio Freitas, Salmo Silva, Sebastião Silva & Natalino Silva.

Sinopse: Uma adolescente insatisfeita com Senador Cortes aprende o valor da cidade depois de uma experiência marcante.

 

Justiça, 12 min.

Direção, roteiro, câmera e edição: Ângelo Goulart. Produção: Ângelo Goulart, Militon Bianco e Luciana Caetano. Elenco: Edivar Caetano, Gustavo Souza, José do Carmo Montan, Marco Nóbrega, Militon Bianco, Nágila Silvestre, Natalino Silva, Ricardo Luis, Salmo Silva, Sebastião Silva & Ualeson Nóbrega.

Sinopse: Jovens que testemunham um crime são perseguidos por bandidos. A justiça prevalecerá?

 

Preconceito, 11 min.

Direção, roteiro, câmera e edição: Ângelo Goulart. Produção: Ângelo Goulart, Militon Bianco e Luciana Caetano. Elenco: Raissa Martins, Joyce Teixeira, Stefânia Rodrigues, Paola Cristine, Daiane Brum, Karoline Souza, Sabrina Costa, Dara Pires, Lucas Rodrigues, Thalis Morais, Ricardo Luis, Glenda Oliveira, Patrick Keller, Aline Ferreira, Ernande Jacinto, Maria Izabel, Edivar Caetano, Lucélio Freitas & Luciana Caetano.

Sinopse: Adolescentes racistas hostilizam uma colega de escola por causa da cor de sua pele. Mas o preconceito será abalado por fatos da vida. O questionamento que fica é: pode a tolerância superar o racismo?

 

20h

Sessão “Orgulho & Preconceito”

 

Spiderman: the Briefcase (2007). Osasco (SP), 4 min.

Direção & roteiro: Igor Alonso, Luiz Raposo. Elenco: Leonardo Souza, Luiz Raposo, Igor Alonso, Aloísio Dionízio & Marco Raposo.

Sinopse: O roubo de uma importante valise coloca o famoso Spiderman no encalço de um bando de ladrões e assassinos.

 

Gato (2009). São Paulo (SP), 23 min.

Direção, roteiro & edição: Joel Caetano. Elenco: João Caetano, Joel Caetano, Cindy Lauper Maria Mancini, Janete Jennel, Ivete Zani, Luiz Carlos Batista, Mariana Zani, Davi de Almeida, Danilo Baia & Jaudir Caetano.

Sinopse: Um conto de terror e suspense sobre um homem, um gato e litros de sangue.

 

Spy Story (1991). Campinas (SP), 14 min.

Direção & roteiro: Pedro Daldegan. Elenco: Guilherme de Rossi, Pedro Luís Bello Daldegan, Ricardo Nori Gáudio, Rodrigo Lemes, Salvio Meirelles de Souza Pinto, Fernanda Viotti, Renato Meirelles Caiuby & Tia Uda.

Sinopse: Um espião precisa receber o microfilme de um de seus contatos, mas a contra-espionagem segue seus rastros.

 

Acumulada: Corra! Ainda pode dar Tempo (2005). Viçosa (MG), 21 min.

Direção & roteiro: Marcos Bonn, Fabrício Menicicci. Elenco: Renan Cacossi, Lena Rothman, Ulysses Rios, Lorena Noé, Elvis Ferreira, Luciano Quintão, Luciano Cintra, Cecília Queiroz & Devlynn Coelho.

Sinopse: Gustavinho é um jovem típico. Relapso e revoltado com o fato de não ter nada com o que se revoltar, costuma esquecer tarefas e compromissos. Em uma de suas tardes improdutivas, sonha tornar-se um milionário. Nesse momento, lembra-se de que ainda não fizera as apostas na Mega-Sena, conforme sua mãe havia pedido. Desesperado, tem apenas dez minutos para chegar à casa lotérica. Em seu percurso, no entanto, depara-se com os contratempos mais incomuns.

 

A Maldição de Simião (2009). Recife (PE), 15 mim.

Direção & roteiro: José Manoel. Elenco: Simião Martiniano, Dinho, Silva, Isis Farias, Graziela Góis, Gilvan Alves, Ivan Buonora, Valquiria Xavier, Izaque Henrique & Carmencita Gomes.

Sinopse: Mais um dia de trabalho chega ao fim para o camelô, diretor, ator e roteirista Simião, que se vê acossado por uma série de maldições no caminho de volta para casa. Cruzam o seu caminho uma assombração, o “coisa ruim”, um gato preto e um boiola que não quer largar do seu pé.

 

O Massacre da Espada Elétrica (2008). Guarapari (ES), 15 min.

Direção: Merielli Campi, Lucio Gaigher, Rodolfo Arrivabene, Gerson Castilho. Roteiro: Gerson Castilho, Silas Oliveira, João Pedro Dutra. Elenco: Raul Lorza, Silas Oliveira, João Pedro Dutra, Gerson Castilho, Mario Barroso, Rodolfo Arrivabene, Vitor Machado, Marco Antonio Leite, Lucio Gaigher, Merielli Campi & Carolina Torres.

Sinopse: Muhamed Aki Haul é um garoto palestino obeso e desajeitado que sofre bullying na escola. No Brasil, país em mora e estuda, o menino é rejeitado de todas as formas pelos seus colegas e se torna objeto de piada e chacota. Então, o “Pequeno Mamute” resolve vingar-se das humilhações que sofre diariamente com a ajuda de seu guru, o Mestre Coruja, na forma de uma espada elétrica denominada Chewbacca.