Fechar menu lateral

O samba de Geraldo Pereira ganha o Central

O SAMBA DE GERALDO PEREIRA VENCE O TEMPO E GANHA O CINE-THEATRO CENTRAL

A última noite de um bamba” conta a trajetória do compositor que conquistou o Brasil cantando a vida e os carnavais

A vida e a obra do compositor Geraldo Pereira serão contadas pelo espetáculo de dança “A última noite de um bamba”, neste sábado, 30, às 20h30, no Cine-Theatro Central. O último dia de vida do músico juiz-forano será ambientado numa gafieira, onde a dança se une ao teatro, à musica e ao cinema. Doze dias depois de uma briga de bar com Madame Satã, famoso travesti do Rio de Janeiro, Geraldo Pereira morreu nas ruas da Lapa, bairro que frequentava.

O dia começava quando a noite caía e, na madrugada carioca, o juiz-forano Geraldo Pereira se consagrava como um dos maiores compositores do samba brasileiro.

Motorista de caminhão da coleta de lixo do Rio de Janeiro, Geraldo conquistou o Brasil com seu genial samba sincopado. Compositor da Estação Primeira de Mangueira, o mineiro demorou a ser reconhecido pelas gravadoras e programas de rádio da época, mas conquistava os foliões que brincavam os carnavais com sucessos como “Escurinha”.

Geraldo Pereira cantava a malandragem carioca, a mulher e o homem dos morros, a vida do brasileiro que trabalhava de dia e, de noite, caía no samba. Em suas letras, o amor prisioneiro duelava com a boemia desregrada, a exemplo de “Pedro do Pedregulho”. As composições de Geraldo entraram para a história da música brasileira na voz de cantores e compositores consagrados como Chico Buarque, João Gilberto, Zizi Possi e Roberta Sá.

Contemplado pelo Projeto Sergio Lessa, da Pró-reitoria de Cultura da UFJF,  o espetáculo ganha o Cine-Theatro Central neste fim de semana e, segundo Silvana Marques, mentora do projeto, a apresentação é o reconhecimento de um trabalho consistente, realizado há um bom tempo e muito importante para a trajetória do grupo.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro ao preço único de R$20,00. Estudantes pagam meia-entrada.

 

Mais informações:

Pró-reitoria de Cultura: (32) 2102-3964

Cine-Theatro Central: (32) 3215-1400