Fechar menu lateral

João Braga fala sobre moda no MAMM

João Braga fala sobre moda, sábado, no Mamm,

abordando a breve história do luxo na França


Convidado da Pró-Reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o estilista e professor João Braga realiza no sábado, 30 de outubro, palestra de 120 minutos sobre “A breve história do luxo na França”, a partir das 16 horas, no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com entrada franca para o público.

O professor enfoca os conceitos que determinam e permeiam o universo do luxo, abordando “como a França soube capitanear as prerrogativas relacionadas com moda, perfumaria, joalheria e outras áreas de produção cultural associadas às práticas do luxo, especialmente a partir do reinado de Luís XIV, chegando aos dias atuais”.

Demandas do desejo

João Braga explica que o conceito de luxo está intimamente ligado ao que é raro ou escasso e, por isso mesmo, passa naturalmente a ser sinônimo de luxo em determinado período. Nos dias atuais, silêncio e tempo seriam exemplos adequados dessa prerrogativa, assim como a relação sempre presente do desejo em contraste com a real necessidade de consumo.

O palestrante entende que o conceito de luxo permanece o mesmo ao longo dos tempos e diz não acreditar na democratização do luxo. Ele explica, porém, que é possível identificar uma democratização da aura de exclusividade criada em torno de uma marca, que em determinado momento se abre para oferecer alguns produtos para inserção em seu universo.

Ele lembra que a efemeridade é um ingrediente fundamental da moda, que vai além do vestir, alcançando as artes de um modo geral, transitando pela música, pela dança e pela gastronomia. Esse caráter fugaz movimenta o mercado ao ponto de transformar a moda na grande indústria que ela é hoje.

Trajetória a partir da UFJF

Apaixonado também pela escrita, João Braga é o autor de “História da Moda – Uma Narrativa”, apontado como o livro didático mais adotado nos cursos de design de moda no Brasil. A partir desta obra, surgiu a série de cinco volumes “Reflexões sobre a Moda”. Em seus planos está o lançamento de um novo livro, o sétimo de sua carreira. Também é dono de uma marca própria, apostando na criação artesanal de camisas.

Graduado em desenho e plástica pela UFJF, João Braga nasceu em 1961, em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro. Hoje radicado em São Paulo, dá aulas de história da arte e da moda nos cursos de graduação e pós na Faculdade Santa Marcelina. Também leciona sobre cultura e história da moda nas pós-graduações em gestão de moda e gestão do luxo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

A Casa do Saber é outro dos seus locais de trabalho, onde frequentemente ministra cursos. Além disso, treina equipes e participa de lançamentos para grandes marcas. Atualmente, dá consultoria para a filial brasileira do WGSN (www.wgsn.com), considerado o mais importante site internacional de pesquisas e tendências em moda, com sede em Londres.

Serviço

Palestra: “A breve história do luxo na França”, com João Braga

Início: 30 de outubro, 16 horas, com duas horas de duração

Local: Mamm, Rua Benjamin Constant, 790.

Entrada franca