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Normatização TCC

APÓS A DEFESA: O(A) discente terá até 60 dias para entregar a versão final de seu trabalho (Tese/Dissertação) com as devidas recomendações feitas pela Banca Examinadora.

Para solicitar a confecção, registro e expedição do diploma, o(a) discente deverá entregar na Recepção dos Programas de Pós-Graduação do ICH (Sala A-III-04) a seguinte documentação:

  • 02 vias encadernadas da Tese/Dissertação;
  • 01 via assinada do Termo Autorização para o Repositório Institucional RI-UFJF;
  • 01 CD com a Tese/Dissertação em arquivo único em formato PDF (deve constar a mesma sequência do volume impresso);
  • O discente que tiver aprovação na Defesa de Tese/Dissertação como “APROVADO CONDICIONALMENTE”, deverá apresentar uma declaração do seu Orientador (ou Presidente da Banca), que as determinações da Banca Examinadora foram incorporadas à versão final da Tese/Dissertação.

 

No dia da defesa o(a) discente receberá uma cópia da ata da defesa assinada pelos membros que compuseram a Banca Examinadora e por ele(a) próprio(a). Essa ata servirá como declaração de defesa até que o(a) discente tenha concluído todos os trâmites.

 

Na Home Page da Biblioteca da UFJF, encontram-se disponíveis orientações de formatação para a impressão e encadernação da versão final da Tese/Dissertação. Seguindo as orientações do MANUAL DE NORMALIZAÇÃO, elaborado pela UFJF, as versões finais a serem apresentadas (impressa e arquivo digital) deverão seguir a seguinte ordem em suas páginas:

  1. Capa Dura – (somente na versão impressa) em azul marinho com letras douradas – modelo;
  2. Contracapa (opcional);
  3. Folha de Rosto – com os elementos essenciais à identificação do trabalho;
  4. Ficha Catalográfica – deve vir impressa na parte inferior, no verso da folha de rosto. Para a confecção da ficha catalográfica clique aqui;
  5. Errata (opcional) – apresentada em papel avulso, acrescida do trabalho depois de impresso;
  6. Folha de Aprovação – entregue pelo orientador no dia da defesa;
  7. Dedicatória (opcional) – texto geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica seu trabalho a alguém;
  8. Agradecimentos (opcional);
  9. Epígrafe (opcional);
  10. Resumo (em língua vernácula) – apresentação no presente do indicativo, na terceira pessoa, em apenas um parágrafo, reproduzindo as informações mais significativas do texto. Deve conter de 150 a 500 palavras, seguido logo abaixo das palavras-chave, separadas entre si por ponto [ou ponto e vírgula];
  11. Abstract – tradução técnica em Inglês do resumo;
  12. Lista de ilustrações (opcional);
  13. Lista de tabelas (opcional);
  14. Lista de abreviaturas e siglas (opcional);
  15. Lista de símbolos (opcional);
  16. Sumárioenumeração das principais divisões de um trabalho, na mesma ordem em que se sucedem;
  17. Elementos textuaisos elementos textuais são divididos em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  18. Elementos pós-textuaiselementos que complementam o trabalho: Referências, Glossário (opcional), Apêndice(s) (opcional), Anexo(s) (opcional), Índice(s) (opcional).

 

No menu Normatização” da Home Page da Biblioteca da UFJF, tem-se acesso a modelos e às normas para a elaboração e impressão da versão final da Tese/Dissertação. O(A) discente que ainda tiver dúvidas para a elaboração da versão final do trabalho, poderá agendar atendimento para tirar dúvidas. O agendamento para orientação quanto à normalização de trabalhos poderá ser solicitado através do telefone 2102-3751 ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.

 

Após aberto o processo de homologação da defesa, seguindo a Resolução 16/2016, o processo será enviado à PROPP, em seguida para a CDARA. O discente poderá solicitar junto à CDARA (via Central de Atendimentos) o certificado de que o processo de expedição do diploma está em andamento atestando seu título até receber o documento registrado. O diploma estará disponível em até 06 meses. A retirada acontece na CENTRAL DE ATENDIMENTO da UFJF (32 2102-3911 / 32 2102-3978 / faleconosco@ufjf.edu.br), no prédio da Reitoria.

 

Todos os documentos deverão ser entregues no prazo estipulado de acordo com a relação encontrada na lista. A falta de algum documento, assim como alguma assinatura obrigatória, implicará na não aceitação por parte do funcionário que lhe atender, o que incorrerá em atrasos no processo.