Fechar menu lateral

Normatização TCC

APÓS A DEFESA: O(A) discente terá até 60 dias para enviar a versão final de seu trabalho (Tese/Dissertação) com as devidas recomendações feitas pela Banca Examinadora.

Atenção! Em virtude da pandemia os documentos para homologação de trabalho de conclusão de curso (vide abaixo) deverão ser entregues exclusivamente em formato digital pelo email posgraduacao.ich@ufjf.br. Assim, o envio de documentos físicos fica suspenso até nova definição da PROPP.

Na Home Page da Biblioteca da UFJF, encontram-se disponíveis orientações de formatação para a impressão e encadernação da versão final da Tese/Dissertação. Seguindo as orientações do MANUAL DE NORMALIZAÇÃO, elaborado pela UFJF, as versões finais a serem apresentadas (impressa e arquivo digital) deverão seguir a seguinte ordem em suas páginas:

  1. Capa Dura – (somente na versão impressa) em azul marinho com letras douradas – modelo;
  2. Contracapa (opcional);
  3. Folha de Rosto – com os elementos essenciais à identificação do trabalho;
  4. Ficha Catalográfica – deve vir impressa na parte inferior, no verso da folha de rosto. Para a confecção da ficha catalográfica clique aqui;
  5. Errata (opcional) – apresentada em papel avulso, acrescida do trabalho depois de impresso;
  6. Folha de Aprovação – entregue pelo orientador no dia da defesa;
  7. Dedicatória (opcional) – texto geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica seu trabalho a alguém;
  8. Agradecimentos (opcional);
  9. Epígrafe (opcional);
  10. Resumo (em língua vernácula) – apresentação no presente do indicativo, na terceira pessoa, em apenas um parágrafo, reproduzindo as informações mais significativas do texto. Deve conter de 150 a 500 palavras, seguido logo abaixo das palavras-chave, separadas entre si por ponto [ou ponto e vírgula];
  11. Abstract – tradução técnica em Inglês do resumo;
  12. Lista de ilustrações (opcional);
  13. Lista de tabelas (opcional);
  14. Lista de abreviaturas e siglas (opcional);
  15. Lista de símbolos (opcional);
  16. Sumárioenumeração das principais divisões de um trabalho, na mesma ordem em que se sucedem;
  17. Elementos textuaisos elementos textuais são divididos em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  18. Elementos pós-textuaiselementos que complementam o trabalho: Referências, Glossário (opcional), Apêndice(s) (opcional), Anexo(s) (opcional), Índice(s) (opcional).

No menu Normatização” da Home Page da Biblioteca da UFJF, tem-se acesso a modelos e às normas para a elaboração e impressão da versão final da Tese/Dissertação. O(A) discente que ainda tiver dúvidas para a elaboração da versão final do trabalho, poderá agendar atendimento para tirar dúvidas. O agendamento para orientação quanto à normalização de trabalhos poderá ser solicitado através do telefone 2102-3751 ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.br.

Após aberto o processo de homologação da defesa, seguindo a Resolução 16/2016, o processo será enviado à PROPP, em seguida para a CDARA. O discente poderá solicitar junto à CDARA (via Central de Atendimentos) o certificado de que o processo de expedição do diploma está em andamento atestando seu título até receber o documento registrado. O diploma estará disponível em até 06 meses. A retirada acontece na CENTRAL DE ATENDIMENTO da UFJF (32 2102-3911 / 32 2102-3978 / faleconosco@ufjf.br), no prédio da Reitoria.

Todos os documentos deverão ser entregues no prazo estipulado de acordo com a relação encontrada na lista. A falta de algum documento, assim como alguma assinatura obrigatória, implicará na não aceitação por parte do funcionário que lhe atender, o que incorrerá em atrasos no processo.