Agendamento de defesa

O formulário para agendamento de defesa (dissertação/tese) contém campos com autopreenchimento em “listas suspensas” indicados com a frase: “Escolher um item”. Outros campos para preenchimento com informações individuais com algumas limitações de caracteres. Se faz necessário que todos os campos sejam devidamente preenchidos.

No cabeçalho do formulário, na relação de documentos a serem entregues,  há links para diversos outros documentos que deverão ser apresentados juntos com este – os links estão destacados na cor azul. Para acessá-los, é necessário pressionar a tecla “Ctrl” no teclado e clicar com o botão esquerdo do Mouse. Os mesmos podem ser acessados abaixo:

ESPECÍFICOS PARA OS MEMBROS EXTERNOS AO PPG (DENOMINADOS PROPOSTO)

EXCLUSIVO PARA OS PPGs – GEOGRAFIA e PSICOLOGIA:

• ARTIGO – PRODUTO DA PESQUISA SUBMETIDO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO (E-MAIL em arquivo único PDF);
  • COMPROVANTE DE SUBMISSÃO E/OU PUBLICAÇÃO DO ARTIGO (E-MAIL em arquivo único PDF).

O formulário intitulado “Atestado de Capacidade Técnica” e o preenchimento do campo 3 do formulário “Membro Externo de Banca” são obrigatórios para os membros externos da banca examinadora que necessitarão de compra de passagens (aéreas e/ou rodoviárias) e diárias. Quando o membro externo participar remotamente (via Web-conferência), estes não são necessários. O “Termo de Renúncia de Diárias e/ou Passagens” é obrigatório para aquele membro externo que virá de outra cidade, mas que abrirá mão de receber diárias ou que a UFJF compre suas passagens, as quais tem direito.

Após confirmada a compra de passagens, pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), não será permitida por interesse do convidado a troca de horários, dias, itinerário, Cia. Aérea… ou até mesmo o cancelamento dos bilhetes, sem prévia comunicação junto a essa Secretaria. Caso contrário, o convidado poderá arcar à UFJF com o ônus dos bilhetes não utilizados.

O formulário “Membro Externo de Banca” é obrigatório para todos os membros que sejam externos ao Programa de Pós-Graduação respectivo à defesa, mesmo para aqueles que sejam do quadro de docentes da UFJF ou que a participação seja por Web-conferência. Como há nesse formulário informações pessoais do convidado, sugerimos que seja enviado com uma certa antecedência , para que o convidado possa retorná-lo com tempo hábil para o agendamento da defesa. IMPORTANTE: Não será possível solicitar transporte e/ou diárias se o membro externo estiver em AFASTAMENTO (por qualquer motivo), com FÉRIAS marcadas para o período da viagem ou que haja alguma prestação de conta pendente no SCDP! O item 03 (três) deste formulário é obrigatório somente para os convidados que participarão pessoalmente e que virão de outra cidade. Os membros externos residentes em Juiz de Fora/MG ou que terão participação remota (Web-conferência) não precisarão preencher o item 03 (três).

Os(as) discentes dos Programas de Geografia (PPGEO) e Psicologia (PPGPSI) devem ficar atentos a obrigatoriedade da entrega do artigo e o comprovante de submissão do mesmo.

Os alunos devem se atentar às instruções para os procedimentos a serem realizados depois da defesa, para aqueles que forem aprovados, solicitarem a emissão do diploma. As orientações detalhas dos procedimentos que o(a) discente deverá realizar após a defesa para solicitação do diploma estão no submenuNORMATIZAÇÃO TCC“.

Todos os documentos deverão ser enviados para o e-mail defesas.posich@ufjf.br respeitando o prazo de 30 dias da data da defesa. A falta de algum documento implicará na não aceitação por parte do funcionário que lhe atender, o que incorrerá em atrasos no processo.

Atualizado em 08 de novembro de 2022.