Este espaço é destinado para divulgação de artigos científicos (já publicados ou não), relatórios técnicos, código fonte, gráficos, videos ou outro tipo de mídia associados com a atual pandemia de COVID-19.
Nesta nova nota técnica, estendemos o modelo proposto em [10] adicionando uma nova variável dependente do tempo chamada taxa de imunização. O principal objetivo desta nota é mostrar que, considerando a taxa de imunização, podemos simular melhor a evolução do número de infecções e óbitos por COVID-19 e oferecer uma previsão de quando podemos esperar superar a pandemia, considerando diferentes cenários que levam em consideração a eficiência da vacina e as taxas de vacinação diferentes.
A Figura acima mostra o número de vidas salvas após 170, 220 e 365 dias de vacinação utilizando diferentes esquemas. Podemos ver que os efeitos da vacinação só começam a ser percebidos depois de aproximadamente 80 dias. Com a vacinação de 100 mil pessoas por dia e uma vacina 50% eficaz, índice semelhante ao adotado hoje no Brasil, o modelo prevê 43.686 mortes a menos que o cenário sem vacinação. Um esquema de vacinação sólido poderia potencialmente controlar a pandemia no Brasil em 365 dias e salvar milhares de vidas. Vacinando 2 milhões de pessoas por dia teríamos 191.110 óbitos a menos com uma vacina 50% eficaz, e 226.473 com uma vacina 90% eficaz.
Um novo estudo considerando modelos matemáticos e computacionais apresentando projeções e avaliando o impacto das políticas de mitigação da Covid-19 no Brasil, Minas Gerais, Juiz de Fora e em São João Del-Rei.
Por meio de simulações computacionais, esta nota técnica promove a discussão sobre as distâncias mínimas em espaços coletivos, sobre o uso obrigatório de máscaras e de práticas de higiene. O objetivo é o de evitar o contágio por gotículas de saliva provenientes de situações adversas.
Estudo considerando modelos matemáticos e computacionais apresentando projeções atualizadas sobre a pandemia de COVID-19 no Brasil, Minas Gerais e Juiz de Fora. Link para o documento
Noticias relacionadas: Isolamento social na cidade precisa aumentar em 50%, indica estudo
A pesquisa criou um observatório para o mapeamento e análise de informações compartilhadas a respeito da saúde mental dos usuários durante a pandemia.
Noticias relacionadas: Pesquisa interpreta dados sobre saúde mental durante a pandemia
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando estudos sobre a síntese de análogos da cloroquina, como a hidroxicloroquina, e a relação com o novo coronavírus. A pesquisa desenvolve modelos computacionais de fármacos potenciais testados contra proteínas do COVID-19 obtidas em bancos de dados públicos e sequenciados pelo LNCC/UFMG/UFRJ.
Noticias relacionadas
Estudo preliminar baseado em modelos matemáticos e computacionais para auxiliar na resposta das seguintes perguntas de interesse para a cidade de Juiz de Fora:
1. Quais são as características particulares da pandemia no Brasil, Minas Gerais e Juiz de Fora?
2. Qual o impacto das politicas de contenção de transmissão?
Noticias relacionadas
Modelos para a confecção dos protetores faciais, com prioridade máxima, em função da escassez de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais da saúde.
Pesquisa liderada pelo Economic Modeling and Forecasting Research Team no Department of Operation Research and Business Intelligence, Faculty of Computer Science and Management, Wroclaw University of Science and Technology, Polônia, em colaboração com pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional. O objetivo de realizar um estudo acadêmico para compreender as percepções das populações sobre COVID-19
O trabalho relacionado ao estudo do consumo de produtos lácteos após pandemia de COVID-19 está sendo realizado em colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (UFJF), Ciência da Computação, Núcleo de Informática do IFSudeste-MG, e Residência Zootécnica da Embrapa Gado de Leite.
– Kennya B. Siqueira, Thallys S. Nogueira, Emerson W. Campos, Nedson D. Soares, Emerson A. P. Moraes, Regina M.M.B. Villela, José Maria N. David, Priscila V.Z.C. Goliatt (2020). Análise exploratória da imagem dos lácteos em tempos de coronavírus. INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS, nº 143, pp 64-66. ISSN 1678-7250.
Noticias relacionadas