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Procedimentos para Defesa

Pré-defesa

Para elaboração da tese/dissertação, o aluno deve utilizar um modelo oficial da UFJF.

O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) possui um manual com os procedimentos detalhados para a padronização dos trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertações e teses), em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O manual deve ser usado como referência para a produção e apresentação de teses, dissertações e trabalhos de qualificação.

Assim que a tese/dissertação estiver pronta para ser defendida, deve-se tomar as seguintes providências:

Em caso de banca não presencial, para ter acesso à gravação, o orientador e o aluno devem entregar também o Termo de responsabilidade pelo uso e divulgação de imagem e informações (arquivo .doc).


Defesa

  • É recomendável que o aluno chegue ao local onde a defesa será realizada com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, a fim de testar devidamente os equipamentos que serão utilizados.
  • No dia da defesa, o presidente da banca deve preencher a Ata de defesa e o Termo de aprovação no SEI e assiná-los. Em seguida, solicitar que os demais membros da banca e o discente também assinem.

Pós-defesa

Concluída a defesa da tese/dissertação, o aluno aprovado deverá seguir os seguintes passos:

  • Fazer as correções sugeridas pela banca examinadora. É importante lembrar que o trabalho deverá estar conforme as Instruções de normatização de trabalhos de conclusão de curso (abre em nova janela);
  • Preencher o formulário de geração automática de ficha catalográfica (abre em nova janela), que deverá constar após a folha de rosto da tese/dissertação;
  • Incluir o Termo de Aprovação e a Ficha Catalográfica no arquivo da versão final da tese/dissertação;
    • Atenção à paginação – o número da página final deve coincidir com o número de páginas registrado na ficha catalográfica;
    • O Termo de Aprovação deve ser baixado do SEI e deve estar assinado digitalmente pelos membros que participaram da banca examinadora;
    • Os títulos descritos na capa dura, capa, folha de rosto e termo de aprovação deverão ser idênticos ao que consta na Ata de defesa.
  • Preencher o documento Termo de autorização para publicação de teses e dissertações no repositório institucional (arquivo .doc – tamanho 28KB);
  • No prazo de 75 dias (internos do PPGMC): enviar por e-mail para a secretaria:
    • a versão final da tese/dissertação; e o
    • termo de autorização devidamente preenchido e assinado.
  • O prazo para envio dos documentos para homologação da dissertação/tese é de até 90 dias conforme informações constantes no verso da ata de defesa.