Fechar menu lateral

Apresentação

Somos um programa de pós-graduação interdisciplinar com cursos de Mestrado e Doutorado (Conceito 4 na CAPES), focado em oferecer uma formação multidisciplinar na solução de problemas com técnicas inovadoras, aplicando conceitos teóricos, que vão da descrição matemática dos problemas até o desenvolvimento de soluções computacionais robustas.

O que fazemos?

Avaliamos problemas reais com uma perspectiva multidisciplinar aplicando conceitos teóricos, que vão da descrição matemática dos problemas até o desenvolvimento e teste de modelos. O curso aborda também a parte aplicada, envolvendo a criação de sistemas computacionais para a implementação eficiente das soluções encontradas.

Quem são nossos alunos?

Todos os interessados em uma formação multidisciplinar que envolva o conhecimento de ao menos duas áreas inter-­relacionadas, mas que usualmente não são abordadas em um único curso disciplinar. Já recebemos alunos das seguintes áreas de formação: Ciência da Computação, Engenharias (Civil, Computacional, Elétrica, Mecânica, Produção, Controle e Automação), Biologia, Biomedicina, Odontologia, Física, Estatística, Matemática e Administração.

Missão

A missão do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF é a formação de recursos humanos de qualidade e comprometidos com a abordagem interdisciplinar na solução de problemas com técnicas inovadoras, aplicando conceitos teóricos, que vão da descrição matemática dos problemas até o desenvolvimento de soluções computacionais robustas. A visão do programa é ser referência na formação de recursos humanos qualificados, na produção de conhecimento interdisciplinar e na geração de tecnologias computacionais no interior dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Objetivos

O PPGMC reflete os avanços alcançados nas atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, assim como a experiência na formação de recursos humanos de professores da UFJF estreitamente envolvidos com as linhas de pesquisa: Métodos Numéricos Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados.

Desta forma os objetivos gerais do programa são a formação de recursos humanos altamente qualificados, em nível de mestrado e doutorado, com fundamentação matemática e computacional, sejam capazes de desenvolver atividades de magistério de nível superior, de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico, e outras atividades no âmbito da modelagem computacional.

Além disso, tendo em vista que a complexidade dos problemas enfrentados no desenvolvimento tecnológico e científico aumenta ao longo do tempo, as soluções computacionais também se tornam mais complexas. Além da necessidade da utilização de métodos computacionais eficientes, é frequente a necessidade da integração de vários sistemas para que os objetivos sejam atingidos. Desta forma a formação de recursos humanos que tenham a capacidade de desenvolver sistemas computacionais capazes de auxiliar na solução destes problemas complexos é também um dos objetivos do programa. O programa também deseja em se consolidar como um espaço de aglutinação de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros e do desenvolvimento de projetos de pesquisa coletivos interinstitucionais capazes de fornecer soluções computacionais para as demandas da ciência, do mercado de trabalho, da indústria e da sociedade.