Fechar menu lateral

Atividades Complementares

1. Objetivos

2. Membros da comissão

3. Como funciona a contagem das horas? Tem diferença conforme o PPC do curso em que estou inserido?

4. Quais documentos devo entregar?

5. Como devo preencher a guia de validação de atividades complementares?

6. Tenho mais do que as horas requeridas. Devo enviar todos os meus certificados?

7. Alunos em qualquer período do curso devem solicitar a validação de horas?

8. Existe um prazo máximo para o envio da solicitação de horas complementares de acordo com o calendário acadêmico?

9. Como funciona o fluxo de solicitação da validação de horas?

10. Estou com dúvidas sobre o preenchimento do barema. Quem devo procurar?

11. Documentos

1. Objetivos

As Atividades Complementares (AC) constituem um componente curricular obrigatório do curso de Odontologia da UFJF, Campus Governador Valadares, sendo definidas como todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso, de livre escolha do discente e de forma independente, possibilitando vivências no ensino, pesquisa, extensão e outras que contribuam para sua formação.

Objetivam a flexibilização da matriz curricular, a integração dos conteúdos teórico-práticos e o aprofundamento temático e interdisciplinar, possibilitando a construção do conhecimento e a formação crítico reflexiva do profissional para a realidade de atuação. Neste sentido, configuram-se como instrumentos para a aquisição de habilidades e competências previstas na legislação para a formação do Cirurgião Dentista.

Nos links abaixo, o aluno tem acesso ao guia, portfólio e uma apresentação das oportunidades que podem ajudá-lo a entender mais sobre as atividades complementares que devem ser cumpridas e a sua importância.

MaterialLinks
CartilhaClique aqui
InfográficoClique aqui
Apresentação – algumas oportunidades de AC – PPC 2016 Clique aqui
Apresentação – algumas oportunidades de AC – PPC 2024Clique aqui

2. Membros da comissão

MembrosContato
Prof. Dr. Rafael Resende de Mirandarafael.resende@ufjf.br
Profa. Dra. Carolina Oliveira de Limac.oliveiradelima@ufjf.br 
Profa. Dra. Larissa de Oliveira Reislarissaoliveira.reis@ufjf.br
Profa. Dra. Sônia Maria Queiroz de Oliveirasonia.queiroz@ufjf.br 

3. Como funciona a contagem das horas? Tem diferença conforme o PPC do curso em que estou inserido?

Tem diferença sim. Os alunos que estão inseridos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) 2016 deverão cumprir um total de 180 (cento e oitenta) horas de atividades complementares, as quais poderão ser realizadas a partir do primeiro semestre do curso. 

Já os alunos do PPC 2024 (ingressantes a partir de 2024.3, incluindo 2024.3) deverão cumprir um total de 60 (sessenta) horas de atividades complementares, as quais poderão ser realizadas a partir do primeiro semestre do curso. Essas horas são contadas diferentes do PPC 2016, devido às pontuações no barema também terem sofrido alterações.

A cada atividade complementar realizada é atribuída uma carga horária pré-definida, conforme a duração da mesma. As atividades são pontuadas de acordo com um Barema aprovado pelo Colegiado do curso de Odontologia (disponível nos links: barema PPC 2016 e barema PPC 2024), que segue o proposto institucionalmente pelo Regimento Acadêmico de Graduação (RAG).

Dessa forma, não esqueça de conferir a qual PPC você pertence, pois para cada um, há um barema diferente!

4. Quais documentos devo entregar?

  1. Guia de Validação de de Horas de Atividades Complementares (anexo)
  2. Comprovantes das atividades complementares

Voltar ao início

5. Como devo preencher a guia de validação de atividades complementares?

De acordo com o barema, todas as atividades complementares possuem um teto máximo para computação das horas totais.

Por exemplo: Baseado no PPC 2016, cada semestre de monitoria é computado como 60 horas de atividade complementar (60 horas/semestre). Poderão ser computadas, no máximo, 120 horas de atividade complementar decorrentes de monitoria (Máximo: 120 horas = 2 semestres). Portanto, mesmo que um estudante tenha sido monitor de uma disciplina por 4 semestres, serão computadas 120 horas.

Este raciocínio deverá ser aplicado a todas as atividades previstas no barema.

6. Tenho mais do que as horas requeridas. Devo enviar todos os meus certificados?

Não. Você deve preencher a guia de validação com apenas a quantidade de horas necessárias (PPC 2016 – 180 horas e PPC 2024 – 60 horas). Assim, mesmo que o aluno tenha mais horas, ele deve selecionar os certificados e preencher o guia de validação das atividades complementares somente com as horas necessárias. Isso agiliza o processo de validação pela comissão e coordenação do curso.

7. Alunos em qualquer período do curso devem solicitar a validação de horas?

Não. O indicado é que apenas os alunos que estão no nono e décimo período façam essa solicitação. Para os alunos que cursam os demais períodos, pedimos que arquivem os comprovantes e façam a solicitação apenas nos períodos indicados, para que a coordenação possa fazer a validação com prioridade aos alunos que irão colar grau.

 

8. Existe um prazo máximo para o envio da solicitação de horas complementares de acordo com o calendário acadêmico?

Sim. O prazo para a coordenação validar as horas complementares dentro do sistema está estabelecido no calendário acadêmico do curso a cada semestre. Sendo assim, os alunos que irão colar grau naquele período, deverão ficar atentos para conferir no calendário acadêmico qual é esse prazo.

Lembrando que o prazo do calendário refere-se ao prazo para a coordenação finalizar a validação das horas no SIGAX. Como essa é a última etapa do fluxo (ver item 9), os alunos devem enviar com antecedência de 10 dias corridos ao prazo do calendário, para que a comissão de atividades complementares e a coordenação do curso tenham tempo hábil para a conferência dos certificados e validação no sistema.

Além disso, caso haja alguma inconsistência nos certificados e/ou nas horas apresentadas pelo aluno, ele será notificado pelo e-mail que enviou para a coordenação, para que a correção seja realizada, sendo imprescindível o cumprimento dessa antecedência para que o aluno tenha tempo de realizar a correção.

 

9. Como funciona o fluxo de solicitação da validação das horas?

O fluxo de solicitação está descrito em detalhes no POP (clique aqui). O aluno deverá enviar um e-mail para a coordenação (coord.odontologia.gv@ufjf.br) com o guia de validação de atividades complementares preenchido e os certificados das atividades mencionadas.

Além disso, ele deve acessar o SIGAX para enviar os certificados. Em uma solicitação, pode-se anexar um ou mais certificados. Cada certificado deve ser enviado em formato PDF. Para cada certificado anexado, o aluno deverá informar: o título da atividade; datas de início e término de realização da atividade; a carga horária total realizada; e a categoria (informar “carga horária opcional”). Veja o passo-a-passo abaixo:

  1. Acessar o SIGAX (sigax.ufjf.br) com as credenciais (CPF e senha) do SIGA.
  2. Clicar em Portal do Aluno – Flexibilização curricular – Solicitar
  3. Selecionar o semestre letivo desejado e clicar em buscar. Para criar uma solicitação, clicar no botão “Nova”.
  4. Clicar no botão “novo certificado”.
  5. Preencher as informações. Para cada certificado anexado,  o aluno deverá informar: o título da atividade; datas de início e término de realização da atividade; a carga horária total realizada; e a categoria (informar “carga horária opcional”).

Deve-se anexar todos os certificados na mesma solicitação. Cada arquivo PDF deve conter apenas um certificado. Caso queira, o aluno poderá editar a solicitação antes de submetê-la. Após a submissão, não é possível alterá-la. O coordenador só poderá visualizar os certificados após a submissão, que deve ser realizada dentro do prazo previsto em calendário.

Página de solicitação de carga horária de flexibilização.

10. Estou com dúvidas sobre o preenchimento do barema. Quem devo procurar?

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a comissão de atividades complementares através dos e-mails disponibilizados acima.

11. Documentos