Prisca Agustoni foi premiada na categoria Poesia, por obra que trata das tragédias de Mariana e Brumadinho (Foto: BAK/Julien Chavaillaz)

A escritora e professora da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Prisca Agustoni, é a vencedora da edição 2023 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. A autora foi agraciada na categoria Poesia por sua obra “O gosto amargo dos metais” (7Letras, 2022), sobre os rompimentos das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019). A entrega da premiação foi realizada nesta quinta-feira, 7, na sede do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. 

Após ser anunciada como vencedora, Prisca deu detalhes sobre o processo de escrita e o que motivou a realização do livro. O impacto causado pelas mortes e pela devastação ambiental levaram a escritora a um “silenciamento interno”. A saída para reencontrar a voz após o atordoamento causado pela tragédia se deu por meio da poesia. 

“Eu achei que justamente através da poesia, eu poderia voltar a dar uma palavra que cavasse dentro desse excesso de matéria infectada, como algo que pudesse dar uma luz, minimamente, em um processo de regeneração da palavra, daquilo que nos é mais caro, mais frágil, que é a nossa percepção do mundo.”

Livro “O gosto amargo dos metais” coleciona prêmios nacionais e internacionais

O prêmio Oceanos se soma à lista de reconhecimentos obtidos pela obra. O manuscrito do livro venceu o Concurso Nacional de Literatura “Prêmio Cidade de Belo Horizonte”. Em maio deste ano, Prisca venceu o Prêmio Suíço de Literatura, pela versão original da obra, escrita em italiano com o título “Verso la ruggine”. A edição em língua portuguesa foi traduzida e recriada pela própria autora.

Prisca Agustoni é professora do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFJF. A docente é natural da região de Lugano, na Suíça, e se divide entre o Brasil e o país europeu desde 2003.

O prêmio
Criado em 2003, com o nome de Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira, o Oceanos é referência no cenário literário dos países de língua portuguesa. Neste ano, mais de 2.600 livros de autores de 12 nacionalidades foram inscritos no concurso. Ao todo, o processo de avaliação da premiação durou oito meses, com um corpo de jurados formado por especialistas da África, do Brasil e de Portugal. 

Além de Prisca, o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena recebeu o prêmio Oceanos 2023. Arena levou o troféu na categoria Prosa, pelo livro “Siríaco e Mister Charles”.