Estão abertas as inscrições para as oficinas de confecção de materiais que irão compor a Instalação artística “Brumas do Vale”. A exposição será lançada no dia 25, data em que completam 120 dias da tragédia com o rompimento da barragem na cidade de Brumadinho. Serão três dias de oficinas; para participar, basta acessar este link e se inscrever até o dia 16 de maio.

Na quinta, 16, às 14h, acontece a oficina para confecção das teias com barbante, no hall de entrada do prédio anexo do Pitágoras. No dia 17, a oficina abordará a construção das barragens e da lama com sacos plásticos e terra. A atividade será realizada entre 8h e 12h no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-GV). A terceira oficina acontece na quinta, 23, às 14h, para confecção dos barcos e helicópteros, acontece no hall de entrada do prédio anexo do Pitágoras. As oficinas serão ministradas pela professora Kênia Brant, idealizadora da exposição.

Mostra foi exposta inicialmente no Instituto Federal. (Foto: divulgação IFMG-GV)

Segundo a Técnica em Assuntos Educacionais da UFJF-GV, Devani Tomaz Domingues, as oficinas serão um momento de aprendizado e confecção de teias e redes, a partir da utilização de barbantes, papel, terra e sacos plásticos. Os materiais vão representar barcos, helicópteros, barragens e a lama, a fim de ilustrar parte do ocorrido na tragédia que atingiu a cidade de Brumadinho no dia 25 de janeiro deste ano.

A ação tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o acontecido, e é desenvolvida em parceria com o Pitágoras e o IFMG-GV, que foi o primeiro espaço a receber a instalação. O trabalho é assinado pelos alunos dos 2º ano dos cursos técnicos Integrados de Edificações, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho sob a orientação da profª de Artes do Instituto, Kênia Brant. O lançamento da exposição acontece no dia 25, no hall do prédio anexo do Pitágoras.

Haverá emissão de certificado de participação nas oficinas. Participe!