Interessados devem fazer inscrição até dia 30 de novembro

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o evento Educa ICB 2023. O objetivo do encontro é capacitar pesquisadores, professores e estudantes do ICB, bem como profissionais das redes municipais e estaduais de ensino, em diversas temáticas relacionadas à educação. O evento acontece dia 1º de dezembro, das 14h às 19h, no Anfiteatro do ICB..

A programação inclui palestras ministradas por professores com diferentes formações, atuando em diversas instituições de ensino em Juiz de Fora, Barbacena, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As atividades oferecerão ao público-alvo um conteúdo amplo e diversificado, sob a ótica de diferentes educadores. Além disso, estão previstos espaços para discussões, troca de experiências e vivências com os participantes. A participação no evento é gratuita, sendo necessário que os interessados realizem a inscrição por meio do formulário online, até o dia 30 de novembro.

A professora do Departamento de Anatomia e uma das responsáveis pela organização do evento, Alice Rezende, explica que o Educa ICB foi concebido e estruturado para atender às demandas de alunos e professores do Instituto em relação a diferentes aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.

“O foco será a educação no Ensino Médio e Superior, com temas envolvendo o novo Ensino Médio, a construção do conhecimento e metodologias de ensino, pesquisa em educação, aprendizagem de adultos e avaliação do estudante. Acreditamos que os tópicos que serão abordados também são de interesse geral de toda a comunidade acadêmica da UFJF, assim como do público externo”, comenta a docente.

Além dela, são responsáveis também pelo evento a professora do Departamento de Farmacologia e vice-diretora do ICB, Pâmela Souza Almeida, e a professora do Departamento de Bioquímica, Danielle Aragão.

Confira a programação completa

13h – Pré-evento: Novo regimento PROFBIO
Palestrante: Profa. Danielle Maria de Oliveira Aragão (UFJF)

14h – Abertura

14h20 – Novo Ensino Médio: o que é preciso saber?
Palestrante: Prof. André Luiz Quincas da Secretaria Estadual de Ensino-MG

15h – A construção do conhecimento nas Ciências da Natureza: como entender o processo?
Palestrante::Profa. Andrea Da Poian (UFRJ)

15h40 – Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma visão holística
Palestrante: Profa Anna Tereza Miranda Soares de Moura (UERJ)

16h50 – Pesquisa em educação: como elaborar e validar instrumentos
Palestrante: Wagner Silveira Rezende/Centro de Políticas Públicas e Avaliação Educação (CAED/UFJF)

17h30 – Aprendizagem de adultos: Estado da arte
Palestrante: Profa. Oscarina da Silva Ezequiel (UFJF)

18h10 – Avaliação do estudante: como fazer?
Palestrante: Profa. Letícia Rocha Borges (UNIFENAS-BH)

18h50 – Encerramento

Outras informações:

Instituto de Ciências Biológicas (ICB): 32 2101-3201 | 32 2102-3202 | 32 2102-3216
Instagram: @icbjf