Profissionais da vigilância participaram do evento de abertura no anfiteatro 1 do ICH (Foto: Gustavo Tempone)

Com o objetivo de dimensionar o papel estratégico dos profissionais da vigilância e instruí-los quanto ao bem-estar no local de trabalho e, por consequência, em suas relações interpessoais, a Coordenação de Segurança da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inciou, na manhã desta quinta-feira, dia 5, a primeira de um total de quatro palestras que faz parte de uma capacitação para vigilantes. O evento vai acontecer nas quintas-feiras do mês de setembro, sempre das 8h às 10h.

O professor e diretor de Imagem Institucional abordou a informação no ambiente universitário (Foto: Gustavo Tempone)

A primeira atividade ocorreu nesta quinta-feira, 5, quando o professor da Faculdade de Comunicação (Facom) e diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra, ministrou a palestra “Imagem e informação no ambiente universitário”. Guerra ressaltou a importância da capacitação e do trabalho dos profissionais presentes, dentre servidores efetivos e terceirizados. “Vocês não cuidam apenas do patrimônio, ao contrário, vocês fazem parte de uma engrenagem que permite à UFJF ser um espaço de todos. O trabalho que desempenham perpassa toda a instituição, uma vez que vocês lidam com a segurança, com o sonho e com a vida das pessoas”.

O vigilante Júlio César Souza, há cinco anos na instituição, avalia a necessidade da oportunidade, no sentido em que as práticas cotidianas profissionais ganham em qualidade e eficiência. “Levo para casa a lição trazida pelo professor Márcio de que fazemos a diferença, pois lidamos com todos os públicos e precisamos saber atuar mais com inteligência do que com qualquer outro componente”.

O coordenador de Segurança, Isalino Clemente Pereira Filho, destacou a relevância da constante capacitação, o que mostra a busca pela excelência da equipe. “Pensamos em manter um trabalho no qual o profissional de segurança se veja como de fato ele é: parte integrante de um processo amplo de gestão integrada, trazendo sua dignidade para o ambiente profissional e suas relações interpessoais”.

Esteve presente no evento o pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure. A programação completa do Ciclo de Palestras da Coordenação de Segurança pode ser conferida neste link.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra)