Têm início nesta segunda-feira, 16, os cursos “Guarda de Patrimônio da UFJF” e “Leitura e Produção de Textos”, oferecidos para capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos e organizados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Todas as vagas já foram preenchidas. No entanto, de acordo com a programação da Pró-Reitoria uma série de outros cursos estão definidos para o segundo semestre, atendendo a pedidos dos próprios servidores e à diretriz de formação continuada do quadro da Universidade.

Além do calendário de cursos de capacitação e qualificação, a Pró-Reitoria realizou entre os dias 11 de abril e 8 de maio o Seminário de Integração e Promoção de Carreiras. O evento teve o objetivo de apresentar, esclarecer dúvidas e integrar docentes e técnico-administrativos que ingressaram recentemente na UFJF. A atividade ocorreu na plataforma on-line Moodle, disponibilizou materiais sobre cada setor da Universidade e informações sobre capacitação, contando ainda com fóruns semanais para esclarecimento de dúvidas.

O seminário abordou temas como inovação acadêmica e pedagógica voltada para docentes; licenças e afastamentos para capacitação ou qualificação; funcionamento e listagem de programas de capacitação e desenvolvimento de pessoas; e funcionamento da progressão na carreira por capacitação ou qualificação. A cada semana um fórum foi proposto para esclarecer as dúvidas de servidores novatos sobre os temas referentes à sua vida profissional na UFJF.

De acordo com a gerente de Capacitação e tutora do Seminário, Maria Amilda Rodrigues Maia, “a atividade é importante para elucidar os servidores em relação às suas atividades na Instituição, na medida em fornece conhecimento sobre a própria carreira”. Ela explica que cada coordenação elaborou um material com informações pertinentes a cada área da Universidade.

A servidora Érica de Oliveira Morin, assistente de administração, ingressou na Universidade há três meses. Graduada em Direito, ela conta que a participação no seminário foi positiva. “As informações sobre progressão na carreira me motivaram a persistir na tentativa de ingressar no mestrado em direito”. A partir do seminário, Érica se interessou também pelo curso de capacitação em Redação e Produção de Textos, uma vez que seu trabalho demanda redações e contato direto com pessoas.

Débora Guedes Martins de Paula, assistente de administração desde 2014, já havia participado do Seminário de Integração quando iniciou seu trabalho na UFJF. Ela participou de cursos sobre a formação de liderança e equipe de alta performance e do Seminário de integração e atualização em língua portuguesa. “Estas atividades foram muito úteis para minha formação profissional”, diz.

Outro seminário de Integração será oferecido em agosto.  

Mais informações: 2102-3937 – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas