Cerca de 50 fisioterapeutas que atuam na atenção primária em 35 municípios do leste de Minas Gerais vão receber gratuitamente do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) uma capacitação voltada para o aperfeiçoamento no combate ao novo coronavírus. A iniciativa vai garantir que a população da região – cerca de 700 mil pessoas – tenham acesso a tratamentos fisioterápicos no sistema público de saúde, mesmo em isolamento social.

A capacitação vai garantir que a população de 37 municípios da região leste tenham acesso ao acompanhamento dos fisioterapeutas do sistema público de saúde mesmo durante a pandemia.

O treinamento começa já nesta sexta-feira, 10, e se estende até o dia 17 deste mês. Serão quatro encontros, todos on-line, que abordarão temas como avaliação e tratamento na covid-19, o papel do fisioterapeuta na epidemiologia e telerreabilitação – que utiliza recursos como a internet para prescrever exercícios e treinamentos.

Com isso, espera-se que os fisioterapeutas “tenham referência de como fazer uso da tecnologia para assistir os pacientes que estão em isolamento social, evitando que fiquem em longos períodos de inatividade física e sem assistência”, explica o coordenador da capacitação e professor do campus, Luis Neves.

A atividade que começa esta semana é a mesma ministrada em maio para os fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Governador Valadares. Os resultados foram tão positivos que o Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV resolveu ampliar o treinamento para outros municípios, por meio de parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS).

Na avaliação do diretor-geral do campus, esta atuação conjunta cumpre um dos papéis da universidade, que é estimular o desenvolvimento da região. “Percebemos a importância da parceria da universidade com os gestores e profissionais dos serviços de saúde. Esta aproximação com os municípios atende nossos objetivos de promover o desenvolvimento regional, o aprimoramento dos processos de trabalho dos serviços e a educação permanente dos profissionais”, afirmou.

Esta capacitação não é uma iniciativa isolada, ela faz parte de um conjunto de ações já realizadas junto à SRS, fruto de um termo de cooperação técnica celebrado no mês de maio entre a UFJF e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.