A tradicional Semana do ICE também teve que se adaptar por conta da pandemia de Covid-19 e, após três anos, retoma em 2022 com grande parte das atividades no campus da UFJF. Entre os dias 17 e 21 de outubro, uma programação extensa movimenta o Instituto de Ciências Exatas (ICE), reunindo, concomitantemente, os eventos específicos de cada departamento: Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática e Química. Estão previstas palestras, mesas-redondas, minicursos, mostra, exposições e apresentações artísticas.

Feira de Ciências possibilita troca entre estudantes do ensino básico e superior (Foto: Gustavo Tempone)

Para o vice-diretor do ICE, presidente da comissão que organiza o evento, Marcel Vieira, há uma grande expectativa para esta edição, em função do hiato de encontros presenciais desde 2020. Ele destaca dois eventos que serão abertos a estudantes de diversos níveis da educação básica: A Mostra de Ciências que apresentará todos os cursos do ICE, sobretudo para futuros ingressantes no ensino superior, e a Feira de Ciências, que receberá alunos do ensino básico de escolas da região e de outras localidades. Os dois eventos acontecem na quarta-feira, dia 19, sendo a Mostra pela manhã e a Feira na parte da tarde, no prédio novo do Instituto.

Inscrições abertas para a 33ª Feira de Ciências da UFJF

Mostra de Ciências será realizada no dia 19 de outubro, entre 8h e 12h (Arte: Divulgação)

A abertura contará com a participação de cinco pesquisadoras que vão debater os desafios das mulheres na ciência e na pesquisa. Quatro delas são professoras dos cursos de Ciências Exatas: Bárbara Quintela, da Ciência da Computação; Flávia Cavalieri, da Química; Lucy Takahashi, da Matemática; Zélia Ludwig, da Física. Também estará na mesa a professora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Denise Britz. A mesa será realizada no anfiteatro do ICE (prédio antigo), às 19h30.

Para a professora que já participa da pauta pela igualdade de gênero no âmbito das Exatas, Zélia Ludwig, esse debate reflete a preocupação do ICE em reunir mulheres cientistas dessa área para que possam contar um pouco de suas experiências e conquistas. “Principalmente para mostrar para as meninas que essa é um campo do conhecimento que elas também podem e devem ocupar. Precisamos discutir a necessidade da presença dessas mulheres em espaços de poder e tomada de decisões para reduzir essas desigualdades”, compartilha.

Semana da Ciência da Computação

Além das atividades tradicionais como palestras e minicursos, a Semana da Ciência da Computação contará também com hackathon e visita técnica a empresa. As palestras ocorrerão a partir das 19h em formato remoto, com a participação de profissionais de diferentes organizações, como IBM, SiDi (Instituto de Pesquisa da Samsung), Levty, INDT, entre outras. O evento é aberto para toda a comunidade, sendo necessário apenas realizar a inscrição previamente.

A hackathon, maratona de programação, será conduzida pela empresa Rerum Engenharia de Sistemas e terá a duração de 48 horas. Serão duas categorias: “júnior”, para os ingressantes em 2022; e a outra será aberta para todos os alunos. “Os estudantes passarão por diferentes desafios e vencerá a equipe que conseguir resolver a maior quantidade de problemas. Haverá premiação em dinheiro para as equipes vencedoras (que serão compostas por três integrantes)”, informa o professor Pedro Henrique Valle. Para encerrar a semana e promover confraternização entre os participantes, ocorrerá um Show de Talentos, a partir das 17h, no anfiteatro do ICE.

Semana da Estatística

Um dos destaques da Semana da Estatística será a palestra online com o professor Raphael Nishimura, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sobre “Erros em Pesquisas Eleitorais”, que acontecerá no dia 18, às 19h. “É um tema atual, que está na mídia e de interesse de todos os brasileiros, e vai complementar a exposição ‘Análise das pesquisas eleitorais municipais brasileiras de 2016 e 2020’ do doutorando da UFJF, Daniel Morais”, informa o professor Saulo Custodio Ferreira.  

Tanto os estudantes da Estatística quanto a comunidade externa devem se inscrever previamente por meio do site do Departamento. Também é preciso efetuar inscrição para as palestras online, principalmente as pessoas que têm interesse em obter certificado de participação. Os links serão disponibilizados na semana do evento,  divulgados por e-mail, no site e no perfil da Semana da Estatística. Na opinião do docente, as atividades da Semana são de extrema importância para a formação técnica tanto dos alunos quanto dos professores, e visam complementar a formação por meio de uma abordagem mais prática e atual. “Os temas a serem tratados são da atualidade e de grande relevância para área da Estatística.” 

Semana da Física 

Além da Mostra e da Feira de Ciências, a Semana da Física também vai contar com o Ciclo de Seminários, nos dias 17, 18, 20 e 21 de outubro. Ele será online, com transmissões ao vivo sempre às 10h e às 14h. Os seminários poderão ser assistidos no canal de Seminários do Departamento de Física. 

Semana da Matemática

A programação da Semana da Matemática inclui minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentações orais de estudantes. Haverá também sessão de pôsteres sobre projetos com temáticas diversas de iniciação científica, extensão e conclusão de curso. É necessária inscrição prévia para participar das atividades e todas elas serão presenciais. A participação é aberta para todo o público, mas há limites de vagas. 

Seguindo a temática da abertura da Semana do ICE, também haverá uma mesa específica com mulheres para abordar a presença feminina no Departamento de Matemática. O professor Reginaldo Braz afirma que a mesa-redonda “Trajetórias femininas no DM” contará com ex-alunas do Departamento que hoje atuam como professoras na UFJF e outras universidades, assim como alunas atuais das nossas graduações e pós-graduações. “Inclusive, hoje o DM é chefiado por uma mulher, a professora Flaviana Ribeiro”, menciona.

Semana da Química

A Semana da Química destaca a importância dessa área do conhecimento, o que os químicos podem fazer e a importância dela no dia a dia. A professora Lilian Lucia Silva comenta que serão abordados temas múltiplos, como o empreendedorismo dentro da Química, a utilização da Química na perícia criminal, a química capilar, como o efeito estufa afeta a produção de alimentos, a Química por trás da fabricação do doce de leite.

O evento será totalmente presencial, mas as palestras serão gravadas e disponibilizadas no canal da Semana da Química. “O objetivo é mostrar ao público geral, de forma simples, a Química, e promover uma maior integração entre os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como estudantes dos ensinos fundamental e médio”, observa.

Outras informações: ufjf.br/ice