O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Jerônimo Camata, foi agraciado pelo Prêmio ABMEC Jovem Pesquisador, concedido pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia. A premiação contempla, anualmente, pesquisadores que contribuíram de maneira significativa para as pesquisas na área. Camata conduz estudos relacionados à Computação Científica que, entre outras finalidades, dialoga com grandes interesses da indústria de óleo e gás.

Integrante do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, o professor explica que o foco principal de suas pesquisas é desenvolver algoritmos eficientes, que permitam simular numericamente diversos problemas de interesses nas áreas de ciências e engenharias. “Uma das pesquisas mais recentes envolve, por exemplo, a simulação de depósitos de sedimentos em plataformas continentais como forma de compreender os processos geológicos na formação de bacias sedimentares e, consequentemente, em regiões favoráveis para a formação de petróleo”, exemplifica Camata.

De acordo com o professor, um projeto marcante em sua trajetória científica é o HPC4E (High Performance Computing for Energy), desenvolvido em parceria com instituições científicas da União Europeia (UE). “Esse projeto aplica novas técnicas de computação de alto desempenho às simulações do setor de energia, customizando-as e indo além do estado da arte nas simulações exigidas para diferentes fontes de energia. Por ser uma cooperação entre Brasil e UE, envolvendo diversos centros de pesquisas, permitiu uma constante troca de experiências e aprendizado, contribuindo de forma significativa na minha visão de fazer pesquisa.”

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camata está desde 2017 na UFJF. “Desde então, tenho participado dos editais para bolsas institucionais de iniciação científica e também de treinamento profissional. Nesse sentido, a despeito de todos os cortes que a pesquisa vem sofrendo nos últimos anos, a UFJF mantém seu compromisso com a pesquisa de qualidade permitindo que continuemos trabalhando na melhor forma possível na formação dos nossos alunos.”

Outras informações:
Departamento de Ciência da Computação da UFJF
Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia