A Universidade Federal de Juiz de Fora sediou, de modo online, a 37ª edição do evento internacional Redes de informações avançadas e aplicativos (Aina 2023, da sigla em inglês). Com cerca de 200 participantes dos cinco continentes, o encontro reuniu cerca de 162 trabalhos da área da Ciência da Computação, publicados como anais da editora Springer, que estão disponíveis para download em três volumes, por tempo limitado. 

Faça o download de todos os arquivos: volume 1; volume 2 e volume 3

De acordo com o organizador da conferência na UFJF, o professor Mário Dantas, trata-se de um evento qualificado pela Capes no nível A3, sendo de alta reputação e que por isso conta com trabalhos exclusivos com conteúdo de alta qualidade que pode impulsionar vários esforços de pesquisas aplicadas.  

“Um evento em seus 37 anos é sólido, respeitado internacionalmente, e nos escolheu como anfitriões esse ano. A visibilidade da UFJF Internacional se solidifica ao se mostrar competente em parcerias de projetos, publicados em artigos, e o nível dos trabalhos dos seus discentes e docentes.”

Além do Brasil, participaram pesquisadores do Japão, China, Índia, Paquistão, Coréia,  Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Marrocos, Portugal, Itália, Grécia, Alemanha, Albânia, França,  Suécia, Suíça,  Espanha, Bélgica, Estados Unidos, Canadá e México. Dentre as temáticas abordadas, pode-se destacar a tecnologia 6G, blockchain, Internet das coisas (IoT) e machine learning (automação), sistemas ciber-físicos. 

Notificações dos sinais vitais

Estudante do 10º período de Ciência da Computação, Wagno Leão Sérgio publicou o trabalho Uma Proposta Arquitetural para Suporte de Notificações em e-Heathcare, que tem como foco a criação de sistemas que sejam capazes de ajudar as pessoas cuidar da sua saúde através do monitoramento dos seus sinais vitais. 

“Neste trabalho em específico, nós queríamos descobrir se era viável implementar um sistema que pudesse identificar os momentos de instabilidade do indivíduo durante o dia e enviar para ele uma notificação alertando-o. Após a construção do sistema e de um período de experimentos, concluímos que de fato a arquitetura consegue mandar alertas em momentos que correspondem a períodos de estresse físico ou mental”, detalha. 

Para o discente, como o evento traz o que há de mais novo na área de estudos e aplicações em redes de sistemas é interessante ver os diferentes trabalhos que apresentam técnicas e  soluções para os diferentes problemas atuais e potenciais problemas futuros: “Ter a oportunidade de participar do evento e compartilhar com várias pessoas ao redor do mundo o trabalho que nós estamos fazendo é realmente gratificante”.

Demandas on time 

A pós-graduanda em Ciência da Computação, Ludmila Yung, publicou o trabalho “A Polystore Proposed Environment Supported by an Edge-Fog Infrastructure”. O objetivo da publicação era iniciar os estudos para elaborar uma proposta que atendesse a demandas on time de usuários em um cenário de Internet das Coisas (IoT). 

“Nossa proposta visa utilizar a abordagem Polystore (gerenciamento de dados de bases heterogêneas que possuem abordagens distintas de modelos) para usar nas bordas da rede (Edge-Fog), ganhando mais desempenho, velocidade de execução e dando como resultado final mais transparência ao usuário da aplicação.” 

Em sua visão, o evento Aina tem grande impacto no cenário internacional de Computação e possui diversas áreas de interesse que recebem publicações. “Ter sido escolhida dentre tantos artigos enviados reforça que nosso programa, o PPGCC, está mais que pronto para ter publicações de importância e de interesse da comunidade científica”, ressalta.