O coordenador do laboratório FrameNet Brasil, Tiago Torrent, recebeu o Prêmio Abralin da Associação Brasileira de Linguística, dedicado a reconhecer profissionais e estudantes que contribuíram, de forma relevante, para o fortalecimento e a popularização de pesquisas inseridas no campo da Linguística. “É o reconhecimento do trabalho das mais de 60 pessoas que fizeram e fazem a história do laboratório, entre pesquisadores, técnicos administrativos em educação, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica. É a primeira vez que a Abralin concede esse prêmio e, para nós, foi uma honra recebê-lo”, destaca Torrent.

A categoria vencida pelo pesquisador é a de Tecnologia e Inovação em Pesquisas Linguísticas, conferida a um indivíduo ou um grupo de indivíduos pela realização de trabalhos que ampliam e contribuem, por meio de inovações tecnológicas e valores teóricos-metodológicos, para a compreensão sobre linguística e linguagem humana, bem como para os estudos da linguística teórica e aplicada no Brasil. “Esse prêmio coroa um trabalho que nasceu como um projeto em 2008, por iniciativa da então professora da Faculdade de Letras Margarida Salomão e que, ao longo desses 13 anos, foi crescendo e se consolidando como um polo internacional de desenvolvimento de pesquisa e inovação na área de Tecnologia Linguística.”

FrameNet Brasil
Por mais que a distância entre Matemática e Letras pareça grande, pesquisadores da Ciência da Computação e da Linguística atuam em conjunto no FrameNet Brasil, laboratório de linguística computacional vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O intuito do trabalho é observar a linguística a partir da lógica matemática, de maneira a entender a linguagem natural dos seres humanos desenvolvida por nós de forma espontânea e diferenciada da linguagem formal. No laboratório, outro foco é o desenvolvimento de softwares voltados para as atividades turísticas. Exemplos de frutos das pesquisas são o m.Knob, um guia virtual que oferece recomendações personalizadas de atrações e eventos para estrangeiros no Brasil, e o depósito de duas patentes para sistemas de aprimoramento de tradução por máquina utilizando semântica

Próximos passos
O modelo computacional do FrameNet Brasil está se expandindo de maneira a contemplar outras formas de comunicação humana multimodais, ou seja, que incluem diversas modalidades comunicativas, como a fala e o texto. É o caso dos programas de TV, filmes e fotos. “A comunicação humana é multimodal o tempo todo e, se queremos que os nossos modelos computacionais para compreensão de línguas naturais sejam eficientes, precisamos alimentá-los também com informações sobre o que acontece junto da linguagem verbal. Essa confluência de especialidades e competências de várias áreas é que tornou possível consolidar a FrameNet Brasil como um centro de referência internacional na área”, conclui Torrent. 

Outras informações:
Ensinando máquinas a pensar: quando Linguística e Matemática se encontram
Prêmio Abralin