Estão abertas as inscrições para a 33ª Feira de Ciências do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece no dia 19 de outubro, das 13h às 18h, dentro da Semana do ICE (Instituto de Ciências Exatas), realizada de 17 a 21 do mesmo mês. 

Podem participar da feira grupos de estudantes de escolas, desde que sob a organização de um professor responsável. Os alunos devem apresentar projetos relacionados às áreas de ciência e tecnologia. As inscrições devem ser realizadas pelo docente responsável, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Feira. A data limite para se candidatar é 14 de outubro. 

Os trabalhos dos estudantes serão julgados por avaliadores e os vencedores serão premiados. Os professores responsáveis podem inscrever os trabalhos dos seus alunos em um dos três níveis da competição: nível A, para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; nível B, para estudantes do 6º ao 8º ano; e nível C, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

No ato da inscrição, é preciso informar o título do trabalho, nomes completos dos alunos autores e contato do professor responsável pelo grupo. Em caso de dúvidas, é recomendado enviar o questionamento pelo e-mail fisica_divulga@ice.ufjf.br

Mostra de Ciências
O Departamento de Física participa, ainda, da Mostra de Ciências, no dia 19, das 8h às 12h. A Mostra conta com a participação dos cinco departamentos do ICE (Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática e Química). Tanto a Feira quanto a Mostra de Ciências são realizadas no prédio novo de aulas do ICE e são abertas a toda a comunidade em geral, inclusive pessoas não inscritas. 

“Qualquer pessoa poderá assistir. Para a Mostra, o público poderá ter a oportunidade de realizar experimentos interessantes de Física nos laboratórios de ensino do ICE. No mesmo horário da Mostra, todos os outros departamentos do Instituto também realizarão suas próprias exposições”, explica o professor do Departamento de Física e um dos coordenadores do evento, Wallon Anderson Tadaiesky. 

Seminários
Outra atividade do departamento a ser desenvolvida ao longo da Semana do ICE é o Ciclo de Seminários, transmitido pelo canal de seminários do Departamento de Física no YouTube. A programação prevê a participação de vários pesquisadores que irão debater temas importantes em Ciência e Tecnologia, como: Ciência de Ponta, Educação, Divulgação Científica, Negacionismo Científico, Política de Financiamento à Ciência e à Tecnologia e Inovação Tecnológica. As conferências acontecem sempre às 10h e às 14h.  

A Semana do ICE integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022. 

UFJF e sociedade
A edição deste ano da Feira de Ciências é marcada pela retomada do evento em formato presencial após o começo da pandemia da Covid-19. As edições de 2020 e 2021 foram realizadas remotamente, por conta da emergência sanitária. Para Tadaiesky, o retorno dos eventos presenciais é fundamental para garantir a comunicação da Universidade com a sociedade. 

“Além de podermos enfatizar a importância da Ciência e Tecnologia em nossa sociedade, abrir as portas para os jovens conhecerem a nossa Instituição e levá-los a pensar na possibilidade de estudar na Universidade no futuro”, afirma. 

Outras informações
(32) 2102-3312 – Departamento de Física