A 63ª edição do Boletim Informativo da plataforma JF Salvando Todos – publicada nesta quarta-feira, 28 – é fruto de análises de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do documento é comunicar, de forma direta e acessível, os dados da pandemia de Covid-19 relativos ao cenário local, regional e nacional. “Os principais destaques desta edição são a confirmação da redução do número de casos confirmados, algo que acompanhamos há algumas semanas, e uma redução do número de vidas perdidas”, destaca o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas, Marcel Vieira.

Enquanto a 62ª edição do boletim apontou a transmissão de Covid-19 em Governador Valadares como “elevada”, de acordo com os critérios do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), a 63ª edição classifica a transmissão dos últimos dias como “moderada”. De acordo com a terminologia adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir da definição do CDC, o nível de transmissão do coronavírus é classificado como “moderado” quando são registrados de 10 a 49,99 casos por 100 mil habitantes, e como “elevado” quando são registrados entre 50 e 99,99 casos por 100 mil habitantes.

Segundo os dados atualizados até o dia 12 de setembro, ao analisarem a distribuição dos casos confirmados por faixas etárias, os pesquisadores observaram que crianças e jovens com até 19 anos representam 6,22% dos casos em GV; homens representam 44,64%; e mulheres, 55,04%. Já a análise da distribuição dos óbitos indica que, dentre os que perderam suas vidas para a doença, 52,68% eram homens; 47,32% eram mulheres; e 0,39% eram crianças e jovens no município de Governador Valadares.

De acordo com os dados apresentados, o país apresenta a menor média móvel de óbitos por Covid-19 registrados desde abril de 2020. “Estamos num momento de maior tranquilidade. De qualquer forma, é muito importante continuarmos vigilantes e, por isso, seguimos atentos e acompanhando os números de perto, fazendo nossas análises e publicando nossos boletins quinzenalmente”, explica Vieira. Semanalmente, 500 vidas são perdidas para a Covid no país.

Outras informações:
63ª Edição do Boletim Informativo da Plataforma JF Salvando Todos