A média móvel de vidas perdidas para a Covid-19 em Juiz de Fora aumentou como reflexo do alto número de casos nas últimas semanas. É o que aponta a 59ª edição do Boletim Informativo da Plataforma JF Salvando Todos, divulgado na quarta-feira, 03. Segundo o documento, o número de casos registrados passa a apresentar sinais de redução após período de estabilidade em patamar elevado. O boletim é elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Na 30ª semana epidemiológica (24 a 30 de julho), Juiz de Fora registrou 405 novos casos e 11 vidas perdidas. Os índices representam redução de 39,28% no número de casos e estabilidade no número de óbitos, na comparação com a 29ª semana epidemiológica (17 a 23 de julho), quando o município registrou 667 novos casos e 11 vidas perdidas.

A média móvel de sete dias para o número de casos novos regrediu de 110,57 casos em 17 de julho para 57,86 casos em 30 de julho, uma queda de 47,67%. Já a média móvel de sete dias para o número de óbitos passou de 0,86 por dia em 17 de julho para 1,57 óbitos por dia em 30 de julho – aumento de 83,33%. Dados da Prefeitura de Juiz de Fora presentes no boletim apontam que no dia 30 de julho, o município tinha um total de 73.093 casos confirmados e 2.317 mortes desde o começo da pandemia. 

Segundo o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e coordenador geral do JF Salvando Todos, Marcel Vieira, desde o começo da pandemia é observado um aumento do número de vidas perdidas semanas após um período de elevação de casos. O pesquisador também aponta que a vacinação em massa atenua os efeitos da maior incidência de casos. Além disso, essa elevação estaria diretamente relacionada a uma menor procura pelas doses de reforço do imunizante da Covid-19. 

“Uma das possíveis explicações é que, em nível nacional, nós temos observado uma baixa adesão às doses de reforço – a terceira e a quarta doses têm recebido menos atenção por parte da população. Então há um volume muito grande de pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado. É importantíssimo que as pessoas atualizem os esquemas vacinais com as doses de reforço. Além disso, as medidas de proteção individual e coletiva contra o vírus ainda devem ser seguidas”, frisa. 

Nível de transmissão passa de elevadíssimo para elevado 

Segundo terminologia do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, com terminologia adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o nível de transmissão é baixo quando são registrados de 0 a 9,99 casos por 100 mil habitantes em um período de sete dias. O índice passa para moderado quando há de 10 a 49,99 casos por 100 mil habitantes; elevado quando são registrados entre 50 e 99,99 casos e elevadíssimo se houver registro de 100 ou mais casos por 100 mil habitantes. 

Dessa forma, o nível de transmissão da Covid-19 em Juiz de Fora pode ser considerado elevado na 30ª semana epidemiológica, quando foram contabilizados 70,13 casos por 100 mil habitantes. A taxa representa uma redução na comparação com a 29ª semana, em que o nível era elevadíssimo, com 115,49 casos por 100 mil habitantes. 

Letalidade segue em queda, coeficiente de letalidade sobe

A taxa de letalidade é calculada a partir da divisão do número de vidas perdidas desde o início da pandemia pelo número de casos registrados no mesmo período. De acordo com o boletim, em Juiz de Fora, a taxa era de 3,07% no dia 30 de julho. O índice segue tendência de queda – era de 3,17% em 23 de julho e 3,19% em 16 de julho). Em contrapartida, o coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate) em julho foi de 1,54% – havia sido de 0,49% em junho. O número é obtido por meio da divisão entre o número de vidas perdidas pelo número de casos registrados em um determinado mês. 

Panorama em GV

Levando em consideração a terminologia do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos adaptada pela Fiocruz, o nível de transmissão da Covid-19 no município de Governador Valadares se mantém elevadíssimo há seis semanas consecutivas. Em todo o mês de julho foram registrados 2.711 casos, o maior registro mensal desde fevereiro de 2022. Julho também foi o mês com mais mortes causadas pelas Covid-19 em Governador Valadares desde fevereiro deste ano.